Assembléia lembra Dia Internacional da Luta contra a AIDS
A Assembléia homenageou, no espaço do Grande Expediente, o Dia Internacional da Luta contra a AIDS. Com a presença da primeira dama do Estado, Judite Dutra e de representantes do Conselho Estadual da Saúde e de entidades e movimentos de combate à AIDS, a deputada Maria do Rosário (PT), autora do pedido da homenagem, lembrou que desde 1989, lº de dezembro foi estabelecido pela Organização Mundial da Saúde como o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, “transformando-se numa data emblemática por servir como um momento de reflexão da sociedade como um todo, acerca das nossas responsabilidades para com a epidemia e ser também um momento em que falamos de qualidade de vida e dos direitos humanos”.
A parlamentar assinalou a importância de destacar "a atuação de todos os que não só defendem a prevenção da epidemia, do seu não-alargamento, mas também o financiamento de políticas que abordem a realidade em que vivemos e constituam ações contretas de atendimento das pessoas que estão marcadas por essa realidade”.
Maria do Rosário apresentou dados sobre o alastramento da doença no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Sul, destacando que no Estado, desde o início da epidemia, em 1983 até setembro deste ano, “foram notificados mais de 13 mil casos acumulados no Rio Grande do Sul.
Ao constatar o aumento da incidência da AIDS entre as mulheres, Maria do Rosário disse que é preciso ter clareza “que o avanço da epidemia demonstra a urgência de realizarmos não somente campanhas, mas executarmos políticas públicas objetivas, voltadas ao diálogo com as mulheres”.
11/30/2000
Artigos Relacionados
Presidenta Dilma lembra Dia Mundial de Luta contra a Aids
Tião Viana comenta balanço mundial e lembra dia de luta contra a Aids
Aids: Arte nos muros do Carandiru marca Dia Mundial de Luta Contra a Aids
Aids: Arte nos muros do Carandiru marca Dia Mundial de Luta Contra Aids
CPTM realiza semana de luta contra a Aids
Rollemberg registra Dia Mundial de Luta Contra a Aids