Tião Viana comenta balanço mundial e lembra dia de luta contra a Aids



Às vésperas da celebração do Dia Mundial de Luta contra a Aids, lembrado anualmente no dia 1º de dezembro, o senador Tião Viana (PT-AC) anunciou em Plenário, nesta sexta-feira (dia 29), o compromisso do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva de manter as iniciativas bem sucedidas do programa brasileiro de combate à doença. Na ocasião, o senador petista comentou dados do boletim anual da Unaids, agência das Nações Unidas para o controle da epidemia, dedicando especial atenção ao avanço da infecção entre as mulheres.

Segundo informou, cerca de 42 milhões de pessoas convivem hoje com a Aids no planeta. Desse total, 29,4 milhões de doentes estão na África Subsaariana, dos quais 58% são mulheres. -Nessa região, 8,8% da população está infectada, o que representa uma tragédia social e humana-, comentou Viana. Na segunda colocação no ranking do boletim da Unaids, com seis milhões de infectados, o Sul-Sudeste Asiático poderá -rivalizar- com essa região africana, crê o parlamentar, se não houver um maior controle da doença dentro de 20 anos.

Quanto ao Brasil, Tião Viana usa como referência dados do Ministério da Saúde, que apontam a notificação de mais de 220 mil casos desde o início da epidemia no país, na década de 80. A estimativa é de surgimento de 20 mil novos casos ao ano, a maior parte entre mulheres casadas de baixa renda e moradoras de periferias e pequenas cidades.

Na análise do senador, a baixa escolaridade, o precário acesso aos serviços de saúde e o preconceito são fatores essenciais para a disseminação da doença entre os mais carentes. A prevenção seria, então, a alternativa -mais barata e viável- para conter a crescente incidência da Aids.

- Essa questão tem de ser discutida na família, nas escolas, nas igrejas, para que o Brasil possa ser o primeiro país em desenvolvimento a reduzir o número de casos e abrir caminho para a eliminação da doença - disse Tião Viana.

Nesse esforço contra a propagação da infecção, Tião Viana destacou o -importante- papel da imprensa brasileira, citando recentes editoriais dos jornais Folha de São Paulo e Correio Braziliense.

MERCOSUL

Durante seu pronunciamento, Tião Viana comunicou a realização, nos dias 4 e 5 de dezembro, de um evento da Comissão Mista do Mercosul reunindo representantes dos países integrantes do bloco econômico sul-americano, como Argentina, Uruguai e Paraguai. De acordo com o senador pelo Acre, o encontro servirá para traçar uma conduta estratégica do bloco frente ao atual momento de renovação do modelo econômico e social da América Latina.




29/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidenta Dilma lembra Dia Mundial de Luta contra a Aids

Aids: Arte nos muros do Carandiru marca Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Aids: Arte nos muros do Carandiru marca Dia Mundial de Luta Contra Aids

Assembléia lembra Dia Internacional da Luta contra a AIDS

Rollemberg registra Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Manifestação em São Paulo marca Dia Mundial de Luta contra a AIDS