Assembléia segue discutindo a universidade pública no Interior
Após seis audiências públicas realizadas, no interior do Estado, numa iniciativa da Assembléia Legislativa, para debater a universidade estadual junto às comunidades envolvidas na questão, uma certeza está se consolidando: a universidade é uma reivindicação de todos setores de educação do Rio Grande do Sul. Mas, a grande preocupação é quanto a garantia de vagas aos estudantes carentes. Outro importante pergunta de todos diz respeito à forma de seleção para o ingresso na universidade. A Assembléia interiorizou o Fórum Democrático, com a 22 audiências já agendadas, com a última sendo realizada em Porto Alegre, no próximo dia 28 de maio.
Dando continuidade às discussões, hoje dois municípios terão a oportunidade de também debater o assunto. O Fórum estará promovendo duas audiências públicas. Hoje, pela manhã. A partir das 9h, será a vez da cidade de Ijuí discutir o tema, reunindo deputados, autoridades locais e educacionais, estudantes e professores. O sétimo encontro ocorrerá no auditório do Prédio da Biblioteca Municipal. A expectativa é reunir cada vez mais pessoas interessadas em discutir a implantação de uma universidade estadual. O governo do Estado já tem um projeto, mas conforme as opiniões coletadas durante os encontros até o momento, existe a necessidade de uma discussão mais ampla, que viabilize a universidade com chances para todos, e que contemple as reivindicações de uma escola superior com qualidade e bem estruturada.
Depois do encontro desta manhã, à noite, Cruz Alta receberá os deputados, representantes da Assembléia Legislativa, mais organismos municipais e estaduais, juntamente com todas as pessoas ligadas à educação local. O evento acontecerá no Auditório da Casa de Cultura da cidade. A população dos municípios já visitados, onde o Fórum ocorreu vem prestigiando a iniciativa da Assembléia de promover um debate amplo e abrangente sobre o tema, que vem gerando muita controvérsia, apesar da constatação da oportuna implantação de uma universidade ao alcance de todos.
Na próxima semana, a partir do dia 3 de maio, o Fórum intensificará sua atuação no Interior, com a presença em diversos municípios gaúchos, para coletar todas as informações necessárias, que deverão ser trazidas para o grande debate, em Porto Alegre.
04/26/2001
Artigos Relacionados
Plenário segue discutindo a revisão do Tratado de Itaipu
Comissão do Mercosul segue discutindo Plano de Verão Gaúcho
Comissão vai ao interior discutir Universidade Pública
Schneider quer Comissão discutindo segurança no interior
Aprovada na CCJ, criação de universidade federal na Bahia segue imediatamente à CE
ALUNO DE ESCOLA PÚBLICA PODERÁ TER QUOTAS EM UNIVERSIDADE PÚBLICA