Assentados da Paraíba trocam experiências durante Fórum



O 6º Fórum dos Assentados e Assentadas da Borborema contou na semana passada com agricultores de 35 assentamentos da reforma agrária da Paraíba. A programação incluiu apresentações de experiências bem-sucedidas implementadas nos assentamentos e discussões sobre a seca, inseminação artificial, Plano Brasil Sem Miséria (PBSM) e Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O evento foi realizado no Convento Ipuarana, no município de Lagoa Seca, na região de Campina Grande, no agreste paraibano.

O fórum teve como tema “Avaliando Trabalhos e Planejando Ações - Lote Borborema” e foi promovido pela equipe da Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap), entidade contratada pelo Incra (PB) para prestar assistência técnica a assentamentos da reforma agrária na região. O evento teve como objetivos avaliar e planejar ações das equipes da Coonap nos assentamentos para 2014.

No primeiro dia do Fórum,  foi apresentada uma encenação feita por assentados e técnicos da Coonap abordando temas como a diferença entre o agronegócio e a agricultura familiar, as necessidades dos agricultores assentados, os bancos de sementes, a educação no campo, o cultivo agroecológico, a paz e a segurança.

Também foi prestada uma homenagem ao assentado Antônio Galdino, do Assentamento Antônio Eufrouzino, em Campina Grande (PB), assassinado nesta semana, e a sua esposa, Maria do Socorro (Dona Preta), atingida com uma bala na cabeça.

Em seguida, os agricultores assentados e técnicos da Coonap fizeram uma reflexão sobre o ano de 2013 e discutiram os pontos positivos e negativos dos trabalhos desenvolvidos pelas equipes de assistência técnica. À tarde, os participantes foram divididos em grupos para avaliar e debater a evolução dos serviços de assistência técnica entre os anos de 2009 e 2013.

Na sexta-feira (13), último dia do evento, foram apresentadas as experiências bem-sucedidas implementadas nos assentamentos pelas equipes da Coonap em 2013. À tarde, os agricultores e os técnicos da Coonap discutiram temas de interesse dos assentados, como a seca, inseminação artificial, PBSM e Pronaf.

Fonte:

Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária



16/12/2013 18:21


Artigos Relacionados


Produtores italianos e brasileiros trocam experiências

Brasil e EUA trocam experiências sobre sistemas penitenciários

Japão e Brasil trocam experiências em desastres naturais

Brasil e União Europeia trocam experiências culturais

Brasil e Singapura trocam experiências sobre biotecnologia

Quilombolas trocam experiências em seminário do Projeto São Francisco