Assis Chateaubriand será homenageado pelo Senado



O jornalista Assis Chateaubriand será homenageado pelo Senado nesta quinta-feira (17), na hora do expediente da sessão plenária, às 14h, pelo transcurso dos 40 anos de seu falecimento. O requerimento solicitando a homenagem é do presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho.

Para Garibaldi, Chateaubriand foi "idealista de um programa de elevação do nível cívico e cultural do povo brasileiro e legou às gerações os melhores exemplos de civismo e dedicação à pátria e ao seu povo". O jornalista, na opinião do senador, provocou o debate das grandes questões nacionais e incentivou o desenvolvimento das ciências, das artes e das letras.

Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo nasceu em Umbuzeiro (PB), em 5 de outubro de 1892. Estudou em Pernambuco, onde cursou Direito e tornou-se, posteriormente, professor de Filosofia do Direito, após conquistar o 1º lugar em concurso seletivo. Ainda em Recife, iniciou sua carreira jornalística, escrevendo para o Jornal Pequeno e o Diário de Pernambuco, onde chegou a redator-chefe.

Ao mudar-se para o Rio de Janeiro, colaborou com o Correio da Manhã, e, em 1924, assumiu a direção de O Jornal, embrião dos Diários Associados, um conglomerado de empresas de comunicação que chegou a quase uma centena e foi a maior cadeia de imprensa do país, incluindo jornais, estações de rádio e de TV, a revista semanal O Cruzeiro e a mensal A Cigarra, além de várias revistas infantis e uma editora. Foi pioneiro na transmissão da TVbrasileira, com a criação da TV Tupi, em 1950.

O jornalista também se engajou no movimento político, tomou a frente do partido da Aliança Liberal na campanha que teve por desfecho a vitória da revolução de outubro de 1930, que o levaria ao exílio. Promoveu ainda, em 1941, a Campanha Nacional de Aviação, com o slogan "Dêem asas ao Brasil", e fundou mais de 400 centros de puericultura. Como incentivador da cultura, criou o Museu de Arte de São Paulo (Masp).

Em 1957, Chateaubriand foi eleito senador pela Paraíba e, posteriormente, pelo Maranhão, mas renunciou a esse mandato para assumir o posto de embaixador do Brasil no Reino Unido. Eleito para a Academia Brasileira de Letras, Chateaubriand ocupou a cadeira deixada por Getúlio Vargas.

O "velho capitão" ou "Chatô", como era conhecido, foi um homem polêmico, amado e também temido, segundo os historiadores, que protagonizou episódios contrariando interesses políticos e empresariais. Um de seus desafetos foi o industrial Francisco Matarazzo, que ameaçou devolver ofensas recebidas pela imprensa comandada por "Chatô" "à moda napolitana: pé no peito e navalha na garganta". Chateaubriand devolveu: "Responderei com métodos paraibanos, usando a peixeira para cortar mais embaixo". Foi também inimigo declarado de Rui Barbosa e de Rubem Braga.

Apesar desses episódios, Chatô teve relações cordiais com muitos empresários brasileiros e estrangeiros, além de políticos influentes, entre os quais Getúlio Vargas. Publicou mais de 11.870 artigos assinados em seus jornais, dando oportunidades a escritores e artistas desconhecidos que se transformaram em grandes nomes da literatura, do jornalismo e da pintura, entre eles Graça Aranha, Millôr Fernandes, Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Cândido Portinari.

Em 1960, sofreu uma trombose que o deixou tetraplégico, mas teve a consciência preservada. Apesar da doença, continuou a escrever seu artigo diário graças a uma máquina de datilografia adaptada. Faleceu em 4 de abril de 1968, em São Paulo, e deixou os Diários Associados para um grupo de 22 funcionários, atualmente liderados por Paulo Cabral de Araújo. Garibaldi citou uma frase de Chatô que, segundo o senador, registra seu entusiasmo pela vida e sua tenacidade pelo trabalho: "Quero morrer em pleno ato de viver". 



15/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado homenageia Assis Chateaubriand

Senado aprova requerimento em homenagem a Assis Chateaubriand

Theóphilo Ottoni será homenageado pelo Senado

DARCY SERÁ HOMENAGEADO AMANHÃ PELO SENADO

Dia Internacional do Trabalho será homenageado pelo Plenário do Senado

Governador anuncia obras da Rodovia Assis Chateaubriand