Associação de assentados promove jornada cultural



A Associação Cultural Terra Livre promove, a partir desta terça-feira (5), a III Jornada Cultural e IV Festival da Canção dos assentamentos catarinenses. Jovens de todas as regiões do estado são esperados no assentamento José Maria, no município de Abelardo Luz (SC), e durante cinco dias participarão de uma extensa agenda cultural, com o desenvolvimento de oficinas que estimulam a participação em variadas formas de arte.

Criado inicialmente para integrar as famílias e fomentar a cultura local entre os trabalhadores da região, a cada ano o evento toma uma dimensão mais ampla, permitindo aos participantes o contato com diversas linguagens da cultura popular brasileira, como capoeira e batucada, expressões culturais que não fazem parte do cotidiano das famílias assentadas em Santa Catarina. As oficinas acontecem todos os dias da jornada e são oferecidos temas como música, teatro, artes plásticas, capoeira, fotografia, audiovisual, dança, batucada, poesia, artesanato, teatro de rua, artes do palhaço e muralismo.

A noite de terça-feira é destinada à apresentação das atividades aos participantes, porém as demais reservam atrações artísticas. Na quarta-feira (8) haverá apresentações teatrais, e na noite seguinte, apresentação do grupo de danças Herdeiros da Tradição, com um show de viola na sequência. Na sexta-feira (10) terá a apresentação do Coral Cênico de Mão.

No sábado (11) pela manhã, último dia do evento, os participantes mostrarão os resultados das oficinas culturais, enquanto à tarde e à noite os músicos do IV Festival da Canção subirão ao palco para as suas apresentações. Todas as atrações serão apresentadas no Centro de Eventos do assentamento José Maria, inaugurado em maio de 2012. Com um auditório com capacidade para 150 pessoas, o prédio possui espaço superior a 700 metros quadrados, com salas de reunião, refeitório e cozinha.

A III Jornada Cultural e o IV Festival da Canção dos assentamentos de Abelardo Luz possuem o apoio da superintendência do Incra em Santa Catarina, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), da Caixa Econômica Federal e da Prefeitura de Abelardo Luz.

Fonte:
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária



04/11/2013 15:39


Artigos Relacionados


Itesp promove intercâmbio entre assentados

Sindicalistas condenam associação de jornada menor a 'preguiça' e projetam mais empregos com carga de 40 horas

Associação cultural lança série de vídeos educativos

Projeto é "retrocesso cultural e político", diz diretor de associação de televisão por assinatura

Justiça promove Jornada da Cidadania em Guarulhos

Associação Brasileira de Municípios promove Seminário Avança Brasil em Sorocaba