Assusete Magalhães convida Sarney para posse no STJ
O presidente do Senado, José Sarney, recebeu nesta quinta-feira (16) a desembargadora federal Assusete Dumont Reis Magalhães, que trouxe convite para sua posse no cargo de ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no dia 21, às 17h.
Em junho, o Plenário do Senado aprovou a sua indicação, após sabatina da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A nomeação de Assusete Magalhães foi publicada na edição do Diário Oficial do último dia 24.
A magistrada foi indicada pela presidente Dilma Rousseff a partir de lista tríplice para a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Aldir Guimarães Passarinho Junior. Assusete Magalhães, que será a sétima ministra do tribunal, vê como uma evolução natural o aumento do número de mulheres em cargos importantes no país.
- Há pouco tempo que a mulher passou a frequentar as universidades, passou a estudar, trabalhar, e introduzir-se no mercado de trabalho. Penso que é uma grande vitória para a sociedade brasileira no seu todo porque essa igualdade de direitos entre homem e mulher é que assegurará efetivamente o estado democrático de direito – disse a futura ministra após encontro com Sarney.
Natural de Serro (MG), Assusete Magalhães foi procuradora da República e é juíza federal há 28 anos. Depois de se tornar desembargadora, presidiu o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com jurisdição sobre 13 estados e o Distrito Federal.
16/08/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
CCJ aprova Assusete Magalhães para o STJ
Fux convida Sarney para sua posse no STF
Presidente do TST convida Sarney para posse do sucessor
Presidente do STJ convida Sarney para posse de ministros
Zavascki convida Sarney para posse no Supremo
Procurador convida Lobão para posse