Ataídes Oliveira destaca potencial do Tocantins
Em seu primeiro pronunciamento no Plenário do Senado, nesta quarta-feira (25), o senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) discorreu sobre o seu estado e destacou a pujança e o potencial de Tocantins em áreas como a agricultura e agropecuária, a produção de biocombustíveis e o turismo ecológico. O senador é o primeiro suplente de João Ribeiro (PR-TO), licenciado por motivo de saúde.
O parlamentar mencionou as inúmeras oportunidades de investimentos existentes na economia do estado, como a produção de energia, com a existência de usinas de biocombustíveis instaladas e em projeto de instalação e que recebem soja plantada no estado; a agricultura, carro forte de Tocantins, e a pecuária. No estado existem 14 milhões de hectares disponíveis ao cultivo, sendo 5 milhões de hectares correspondem a pastagens degradadas, prontas para serem redestinadas à produção e sem derrubar nem uma árvore sequer ou desvirtuar áreas que hoje já são destinadas aos alimentos. O estado é o maior produtor de grãos da Região Norte, com destaque para a soja, além de outros produtos como a mandioca, o arroz, a cana-de-açúcar, o milho, a melancia, o abacaxi e a banana.
A produção de minerais é outro ponto forte do estado, com uma forte indústria de matérias-primas voltada para a construção civil. Em breve, haverá a extração de rochas fosfáticas, zirconita secundária, assim como lavras de ouro e manganês, fosfato e minério de ferro, disse o senador.
A atividade turística do estado também foi lembrada pelo parlamentar. Para ele, Tocantins tem clara vocação para o turismo verde, com a Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo localizada no Rio Araguaia e um dos principais santuários ecológicos do país. Sem falar no próprio rio, referência nacional em pesca esportiva, e os parques estaduais do Cantão e do Jalapão, que são relevantes ecológica e turisticamente, e ainda verdadeiros pólos econômicos que geram emprego e renda para os habitantes das cidades que os circundam. Há também cachoeiras no entorno da capital, Palmas.
Para Ataídes, que elogiou o Congresso por ter permitido a criação do Tocantins a partir da divisão de Goiás - o que permitiu o desenvolvimento econômico e social do "nortão goiano" - o estado é, antes de tudo, o resultado da vontade e da aspiração de um povo trabalhador, que ajudou e ajuda o país a levar para o interior o desenvolvimento brasileiro.
25/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ataídes Oliveira destaca oportunidades de Tocantins para empresários
Ataídes Oliveira elogia política de incentivos do governo de Tocantins
Ataídes de Oliveira destaca união de governadores da Amazônia Legal
Quintanilha destaca potencial econômico de recursos minerais do Tocantins
Ataídes Oliveira se despede do Senado
Ataídes Oliveira diz não ter condições de votar MP