Ataídes Oliveira destaca oportunidades de Tocantins para empresários
As potencialidades de Tocantins foram destacadas em Plenário nesta segunda-feira (15) pelo senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO). O senador descreveu o cenário promissor e as oportunidades oferecidas pelo estado, como forma de atrair empreendedores para se instalarem na região. Ele afirmou que o estado é um “paraíso de oportunidades” para empresários que pretendem ter sucesso.
Ataídes disse que o Tocantins tem hoje o quarto melhor Produto Interno Bruto (PIB) da Região Norte e a maior taxa de crescimento do país, de 14,2% em 2010. Citando dados do balanço do Instituto Brasileito de Geografia e Estatística (IBGE) de 2009, o senador ressaltou que o estado, nos últimos oito anos, cresceu mais que o dobro da média nacional.
O crescimento econômico tem como um dos fatores o investimento em bioenergia, uma das principais vocações do estado. Funcionam hoje na região duas usinas de biodiesel e outras três estão em processo de instalação. A projeção do governo tocantinense é de que nos próximos dez anos 24 usinas de etanol e 20 usinas de biodiesel sejam instaladas numa área de quase um milhão de hectares.
A matéria-prima do biodiesel vem da produção agrícola da região, carro chefe da economia tocantinense – a produção agrícola representa mais de 80% da riqueza do estado. Tocantins é o maior produtor de grãos do Brasil, tendo como principal cultura a soja. O bom desempenho agropecuário é explicado pelo senador como resultado das terras férteis, água abundante e muito sol, encontrados em Tocantins.
Ataídes também deu destaque à produção de minerais do estado. Ele citou a extração de gemas de esmeralda, granada e quartzo, a produção de rochas fosfáticas e de zirconita secundária, assim como lavras de ouro e manganês. O senador disse ter certeza de que Tocantins ainda produzirá muito mais minério, uma vez que o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) está avaliando reservas de fosfato, ferro, níquel, cobre e rochas ornamentais na região.
Já no turismo, o senador listou atrações naturais como a Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo e um dos principais santuários ecológicos do país, a atividade pesqueira no Rio Araguaia, e os parques ambientais do Cantão e do Jalapão. Também foi citado por Ataídes, as cidades históricas de Porto Nacional, Monte do Carmo e Natividade, esta última conhecida como Capital Cultural do estado, por manter ruas e casas construídas nos séculos 18 e 19 com as mesmas características do ciclo do ouro daquela época. Em Natividade também ocorre a tradicional Romaria do Senhor do Bonfim, festa popular mais importante do estado.
O senador também mencionou a infraestrutura de Tocantins, principalmente no que diz respeito ao transporte – baseada na Ferrovia Norte–Sul, na Hidrovia Tocantins e no projeto da Ferrovia de Integração Oeste-Leste. Em sua avaliação, a região tem “inquestionável potencial” para receber e escoar a produção industrial da Zona Franca de Manaus para as Regiões Sul e Sudeste, bem como para atuar como centro de distribuição de alimentos para a região amazônica e também para o exterior.
Por fim, o senador lembrou os incentivos fiscais oferecidos pelo governo do estado, como Pró-Indústria, Prosperar (para o comércio atacadista), incentivos para produção de carne, de frutas e de pescados, para a indústria automobilística e o e-commerce, entre outros. Há ainda programas de incentivos voltados especificamente para micro e pequenas empresas.
- A ideia é conquistar novos empreendimentos e novos empresários que venham a se instalar no estado, gerando empregos e impulsionando a arrecadação de impostos, de modo que contribuam para o desenvolvimento econômico do Tocantins – disse o senador.
15/04/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ataídes Oliveira destaca potencial do Tocantins
Ataídes Oliveira elogia política de incentivos do governo de Tocantins
Ataídes de Oliveira destaca união de governadores da Amazônia Legal
Ataídes Oliveira diz que é preciso combater as fraudes para ter Previdência superavitária
Ataídes Oliveira quer solução para regime de previdência de estados e municípios
Ataídes Oliveira critica regime próprio de previdência para estados e municípios