Atendimento em tempo adequado será prioridade na gestão da Saúde, diz Padilha



Durante o seu discurso de posse, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que uma das suas prioridades de gestão será garantir o atendimento de qualidade à população e em tempo adequado para o tratamento do paciente.

Na cerimônia realizada na segunda-feira (3) a um público de ministros, ex-ministros, parlamentares, autoridades do setor, servidores e familiares, Padilha também reforçou que trabalhará na promoção da saúde e na prevenção de doenças, itens que compõe os pontos para a saúde determinados pela presidenta Dilma Rousseff.

“A grande reclamação das pessoas é exatamente o não acesso, a demora, a espera. Tenho como ministro da Saúde uma obsessão: colocar no centro do planejamento das ações em saúde neste País um esforço de perseguir a garantia do acolhimento de qualidade em tempo adequado às necessidades das pessoas”, afirmou.

Padilha propôs a definição de um indicador nacional sobre a qualidade do acesso aos serviços de saúde e a definição de um mapa nacional das necessidades em saúde, que auxiliasse o monitoramento da situação em todo o País.

A presidenta Dilma Rousseff fez quatro pedidos formais ao novo ministro da Saúde. O primeiro deles é a atenção à saúde da mulher e da criança, o que inclui a constituição da Rede Cegonha - que leva em conta os cuidados desde a gestação até os primeiros anos de vida da criança -, e um esforço de prevenção, reabilitação e cuidado relacionado ao câncer de mama e de colo de útero.

Além disso, o Ministério da Saúde deverá oferecer por meio do programa Aqui Tem Farmácia Popular medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes. Também terá que manter o cuidado prioritário em relação à implantação de UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento 24 Horas) em todo o Brasil, sem deixar de lado a importância da formação e fixação de profissionais.

Um esforço nacional de mobilização contra a dengue, assim como o enfrentamento ao crack também estarão em evidência na pauta da nova equipe que compõe o Ministério da Saúde.

 

Fonte:
Ministério da Saúde



04/01/2011 12:26


Artigos Relacionados


CPTM: Sistema de Gestão Ambiental será prioridade em 2007

CPTM: Sistema de Gestão Ambiental será prioridade em 2007

PROJETO DE ESTEVÃO DÁ PRIORIDADE AO IDOSO NO ATENDIMENTO À SAÚDE

Transportes Metropolitanos: Sistema de Gestão Ambiental será prioridade para CPTM em 2007

Cristovam apela a governadores por atendimento adequado a deficientes

Atendimento adequado a vítimas de violência sexual em votação no Plenário