Cristovam apela a governadores por atendimento adequado a deficientes



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) fez um apelo a todos os governadores para que adotem medidas socioeducativas para integrar os portadores de deficiência na sociedade. Na próxima segunda-feira (5), Cristovam vai acompanhar pais e mães de portadores de necessidades especiais em audiência com o secretário de Educação do Distrito Federal, José Luiz da Silva Valente. Esse grupo se queixa da falta de assistência adequada na rede escolar do DF.

- Se algumas pessoas com deficiência não são recuperáveis, com certeza são capazes de ter uma vida feliz e útil. Para isso, basta que os governadores assumam cuidados especiais com os deficientes - afirmou.

Na avaliação de Cristovam, a inserção social dos portadores de deficiência passa por duas frentes. Em primeiro lugar, o parlamentar considera fundamental estimular a freqüência de estudantes com deficiência em uma escola regular.

- Isso é positivo até para os alunos chamados normais, que vão passar a conviver com a deficiência - assinalou.

Em outra frente, acredita não ser possível abrir mão de um ensino especial para esses estudantes, já que o poder público tem obrigação de atender às necessidades daqueles que, por razões da natureza, chegaram à vida com limitações. Na sua opinião, um ensino de caráter exclusivo também os ajudaria a conseguir um ofício e facilitaria sua integração na sociedade.



01/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Atendimento adequado a vítimas de violência sexual em votação no Plenário

Atendimento em tempo adequado será prioridade na gestão da Saúde, diz Padilha

Deficientes ganham nova unidade de atendimento

Convênio garante atendimento a deficientes mentais

Cristovam apela ao Congresso por um "basta" à violência

Para Cristovam, governadores contrários ao piso dos professores são "medievais"