Atividade industrial apresenta ligeira recuperação em 2011, segundo CNI



A atividade industrial continua moderada em 2011. Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (14) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o nível de utilização da capacidade instalada (UCI) dessazonalizada, em janeiro, foi de 82,6 % contra 82,4% registrados em dezembro do ano passado. Quando comparada a janeiro do ano anterior, a utilização do parque instalado cresceu 1,4 ponto percentual. Nos resultados dessazonalizados, foram descontados os efeitos do Natal, quando a demanda é maior.

No faturamento real, os índices foram negativos. O percentual de janeiro foi 1,3% menor que o de dezembro. Esta é a segunda queda registrada na base comparativa com o mês anterior. As horas trabalhadas expandiram 0,6%. Mesmo com o número positivo, o número é 3,3% menor do que o registrado no período pré-crise, em setembro de 2008. Quando comparado ao mesmo mês de 2010, o crescimento foi de 3,7%.

O emprego expandiu 0,2% em janeiro, frente o mês anterior. O número mostra aumento da contratação mesmo com a atividade industrial em ritmo moderado. A massa salarial real do segmento industrial apresentou queda de 15% em janeiro ante o mês anterior, sem ajuste sazonal. Segundo a CNI, o recuo é normal para a época do ano. Os segmentos com alta superior a 7% são equipamentos de transporte, papel e celulose, produtos de metal, máquinas e equipamentos e madeira.

De acordo com a CNI, dos 19 setores pesquisados, em 12 deles o emprego teve aumento maior que a média da indústria de transformação. O segmento de veículos automotores e máquinas e equipamentos teve maior destaque, com aumento de 9,6%, seguido por metalúrgica básica e outros equipamentos de transporte, com expansão de 8,9%.


Fonte:
Agência Brasil

 



14/03/2011 19:48


Artigos Relacionados


CNI: atividade industrial começa 2011 com ligeira alta, mas não deve pressionar inflação

Atividade industrial inicia segundo trimestre em queda, diz CNI

Atividade industrial cresce em agosto pelo segundo mês consecutivo, diz CNI

Produção industrial nordestina apresenta sinais de recuperação

Produção industrial nordestina apresenta sinais de recuperação

Procon-SP: Taxa média de juros apresenta ligeira queda