Produção industrial nordestina apresenta sinais de recuperação



A economia nordestina começou o ano com variações positivas em vários indicadores. Esta é a avaliação do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), órgão vinculado ao Banco do Nordeste. 

De acordo com o Boletim Conjuntura Mensal, editado pelo Etene e disponível no site do Banco do Nordeste, a indústria nordestina teve expansão de 3,8% em janeiro, após 14 meses seguidos de índices negativos. 

Contribuíram para esse resultado os aumentos de produção exibidos pelas indústrias de Pernambuco (11,3%) e da Bahia (6,5%). Em âmbito regional, vale citar os aumentos de produção verificados nas indústrias de produtos químicos (23,9%), minerais não metálicos (7,0%), calçados e artigos de couro (6,9%) e metalurgia básica (6,1%). 

Outros setores também acusaram desempenho favorável no primeiro mês de 2012, comparativamente a janeiro de 2011. É o caso da oferta de crédito, das importações e exportações, da geração de empregos formais, da arrecadação de impostos e da queda nos níveis de desocupação nas regiões metropolitanas de Recife e Salvador. Com relação a 2011, a previsão da equipe de conjuntura do BNB-Etene projeta aumento de 3,1% para o PIB nordestino ante os 2,7% anunciados para o do Brasil.

 

Fonte:

Banco do Nordeste



13/04/2012 19:19


Artigos Relacionados


Produção industrial nordestina apresenta sinais de recuperação

Produção industrial tem leve recuperação em janeiro

Atividade industrial apresenta ligeira recuperação em 2011, segundo CNI

Produção industrial apresenta avanços na Região Nordeste

Sérgio Souza destaca sinais de recuperação da economia

Economia dos EUA mostra sinais de recuperação enquanto Europa continua em situação crítica, diz Ipea