Atividades de recreação ajudam a levantar autoestima de pacientes
Profissionais do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) estão treinando voluntários para ajudar pacientes internados a praticar atividades educativas e de recreação. Segundo a coordenadora de voluntariado do Into, Isabela Duarte, os pacientes que fazem tratamentos dolorosos ou de grande porte ficam abalados emocionalmente e o objetivo das dessas atividades é justamente trazer lazer e autoestima para os internados.
"Os pacientes que vão tratar a coluna por exemplo, ficam muito tempo internados e geralmente precisam ficar deitados. Então, a gente faz um corte de cabelo, às vezes, um dia de maquiagem, dia de beleza e fazemos várias atividades de recreação e de lazer", diz a coordenadora.
Os pacientes beneficiados fazem atividades como artesanato, corte e costura, recreação com brinquedos e jogos para adultos e crianças. Eles também tem oficinas de confecção de cartões, leitura de livros, assistem a vídeos e ainda contam com serviço de cabeleireiro.
Isabela Duarte ressalta que os voluntários são capacitados para tratar de forma adequada os pacientes. Atualmente, a iniciativa tem 35 voluntários fixos, 30 alunos de escolas públicas que se revezam e colaboradores de ONGs.
Para ser voluntário, é necessário ter mais de 18 anos, documentação regularizada, condições de saúde física e mental, não ser portador de qualquer dependência química, ter capacidade de enfrentamento de situações, como adoecimento e morte e disponibilidade de tempo de até 3 horas semanais, de 2ª a 6ª feira, das 8 às 17h.
Fonte:
Ministério da Saúde
07/10/2010 17:25
Artigos Relacionados
Icesp eleva a autoestima dos pacientes com câncer
Cantinho da Beleza do Icesp ajuda a elevar autoestima de pacientes com câncer
Falta de higiene em tanques de areia para recreação pode render pena e multa
Trajetória de José Alencar eleva a autoestima do brasileiro, afirma Palocci
Para Cristovam, Itamar Franco ajudou o Brasil a recuperar autoestima
PT faz recepção vip para "levantar" Olívio