Atletas bolsistas devem apresentar documentos até próxima terça-feira (25)



A bolsa é referente às inscrições para o exercício 2013 com resultados esportivos de 2012

 

Competidores de esportes olímpicos e paraolímpicos, contemplados com a Bolsa-Atleta, que ainda não enviaram toda a documentação necessária para receber o apoio, têm até a próxima terça-feira (25) para complementar a documentação. A bolsa é referente às inscrições para o exercício 2013 com resultados esportivos de 2012. A lista de documentos necessários para a efetivação da bolsa está disponível na página do Ministério do Esporte.

A concessão neste ano está em sua segunda fase, já que durante 2013 serão pagas duas bolsas. O benefício referente ao exercício 2012 foi quitado pelo Ministério do Esporte em maio deste ano. Assim, a iniciativa garante a equivalência do repasse ao desempenho esportivo do ano imediatamente anterior. Neste ano, o Orçamento Geral da União reservou R$ 180 milhões para pagamento da Bolsa-Atleta.

 

Incentivo a carreiras esportivas


O governo brasileiro mantém, desde 2005, o maior programa de patrocínio individual de atletas no mundo. O público-alvo são atletas e para-atletas de alto rendimento que obtêm bons resultados em competições nacionais e internacionais de sua modalidade. O programa garante condições mínimas para que se dediquem, com exclusividade e tranquilidade, ao treinamento e competições locais, sul-americanas, pan-americanas, mundiais, olímpicas e paraolímpicas.

Desde 2012, com a Lei 12.395/11, é permitido que o candidato tenha outros patrocínios. Dessa forma, atletas consagrados podem ter a bolsa e, também, contar com mais uma fonte de recurso para suas atividades.