Atletas brasileiros estão sendo vendidos cada vez mais cedo para o exterior
- O Brasil, em que pese ser tetra-campeão mundial, manipula apenas cerca de 1% do que gira no universo do futebol mundial, acrescentou o ex-jogador.
Por sua vez, o representante do Clube dos Treze, João Bosco, ressaltou a importância da medida que proibiu a venda de jogadores com menos de 16 anos para o exterior.
Para Sócrates e também para o advogado Marcílio Krieger, esse dispositivo fere a Constituição, que assegura o direito de ir e vir. Além disso, para eles, a melhor maneira de preservar o plantel de jogadores e craques seria aperfeiçoando o gerenciamento dos clubes, pagando-lhes melhores salários e assegurando-lhes condições de desenvolvimento favoráveis.
O ex-atleta Wilson Piazza, convidado para participar da audiência pública, também defendeu a melhoria das condições oferecidas pelos clubes aos atletas. Ele lamentou que, apesar de introduzir importantes modificações na legislação vigente, a Lei Pelé não tenha sido suficientemente discutida com a categoria. Para ele, isso aconteceu porque os jogadores de futebol não têm suas próprias lideranças.
- A saída só poderá vir através da escola. Como o jogador não pode freqüentar uma escola, a escola precisa ir ao clube - propôs.
22/02/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Pesquisa de saúde mostra que brasileiros estão cada vez mais obesos e que quase 15% não têm mais dentes
Cães e gatos brasileiros estão viajando mais para o exterior
(Flash) - Projeto Genoma do Câncer vai permitir diagnosticar a doença cada vez mais cedo
Mais de R$ 25 milhões estão sendo investidos em qualificação profissional para Copa 2014
Dilma: força do Brasil é cada vez mais respeitada no exterior
Senadores vão ouvir embaixador sobre situação de brasileiros que estão no exterior