Pesquisa de saúde mostra que brasileiros estão cada vez mais obesos e que quase 15% não têm mais dentes



Cerca de 10% dos brasileiros são obesos e 28% têm sobrepeso, ou seja, estão com peso acima do que seria ideal, e o problema é maior entre as mulheres com idade superior a 50 anos - cerca de17% delas são obesas e 35,6% têm sobrepeso.  Esse é um dos dados preocupantes dos números brasileiros da Pesquisa Mundial de Saúde, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), apresentados na Subcomissão Temporária da Saúde, ligada à Comissão de Assuntos Sociais.

A sessão foi presidida pelo senador Papaléo Paes (PMDB-AP) e os dados foram apresentados pelos médicos Francisco Viacava, da Fundação Oswaldo Cruz, coordenador nacional-assistente, da pesquisa; Jose Antonio Escamilla, representante-substituto no Brasil na Organização Pan-Americana de Saúde, e Reinaldo Guimarães, diretor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.

Outros números que alarmaram os pesquisadores indicam que 14,4% dos brasileiros adultos já perderam todos os dentes, sendo que entre as mulheres de mais de 50 anos, 56% não têm mais nem um dente natural.

Cerca de 18% dos brasileiros fumam diariamente, sendo que a maior incidência de fumantes é entre os homens com mais de 50 anos - cerca de 25%.  Os brasileiros mais pobres fumam mais do que os mais ricos. No item alcoolismo, a relação se inverte. Os mais ricos bebem mais - 19% entre os mais ricos e 11,8% dos mais pobres bebem diariamente mais de cinco doses de bebida alcoólica.  Os maiores bebedores são os homens, com cerca de 25%. Cerca de 10% dos brasileiros não fazem qualquer atividade física; 13% das mulheres brasileiras nunca fizeram qualquer exame ginecológico, nem o Papanicolau, que detecta o câncer de colo de útero.

Quanto mais pobre o brasileiro, maior a proporção de seus gastos com saúde, em relação aos proventos. Os brasileiros mais pobres gastam até 57% do que ganham com alimentação, enquanto os mais ricos gastam menos de 11%. Foram pesquisadas 5 mil famílias brasileiras em todo o país.  Participaram da audiência, além do senador Papaléo Paes, o senador Flávio Arns (PT-PR) e Augusto Botelho (PDT-RR).



07/12/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pesquisa mostra que quase 50% dos brasileiros estão acima do peso

Atletas brasileiros estão sendo vendidos cada vez mais cedo para o exterior

Brasileiros estão mais otimistas, informa pesquisa da CNI

Brasileiros são os mais empreendedores do G20, mostra pesquisa

Pesquisa mostra que classe média já tem mais de 100 milhões de brasileiros

Pesquisa mostra que empresários brasileiros são os mais confiantes quanto à expectativa de crescimento