Atletas do tiro esportivo disputam finais do Campeonato Brasileiro



Serão disputadas, de sexta (22) a domingo (24), no Rio de Janeiro e em Caxias do Sul, as finais do Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo. Cerca de 690 atletas participarão das provas – 550 na carabina e pistola e 140 no tiro ao prato – em competições que contarão com a maioria dos atletas da Seleção Brasileira.

Nas dez provas olímpicas da carabina e pistola, cinco de cada categoria, a disputa será no Rio de Janeiro, no Centro Nacional de Tiro Esportivo (CNTE), local que receberá as provas olímpicas, em 2016.

O atleta Cassio Rippel – 12º lugar no ranking da carabina deitado da Federação Internacional (ISSF, na sigla em inglês) e indicado como o melhor atleta do tiro esportivo em 2013 na premiação do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) – considera que vive o melhor momento de sua carreira. Neste ano ele conquistou duas quintas colocações nas Copas do Mundo de Forte Benning, nos Estados Unidos, e de Granada, na Espanha, quando competiu com os melhores do mundo.

Com 626,1 pontos, Cassio tem a nona marca mundial do ano, que também é a melhor do continente americano. O atleta busca manter a forma na última competição de 2013, mas tem sua mira já focada nas competições internacionais de 2014, que terá como ponto alto as duas provas que valem vagas para 2016: o Mundial de Granada, em setembro; e o Campeonato das Américas, em Guadalajara, no México, em outubro.

Além de Rippel, outros atletas da seleção estarão no Campeonato Brasileiro, como Felipe Wu, Bruno Heck, Emerson Duarte, Julio Almeida, Stenio Yamamoto, Rocco Rosito e Leonardo Moreira, todos já de olho nas competições internacionais do segundo semestre de 2014.

Caxias do Sul

Com o expressivo número de 140 atletas, Caxias do Sul (RS) sediará três competições no fim de semana: a Final do Brasileiro, a Copa Brasil e o Troféu Elias Rua Amantino, homenagem ao veterano atleta gaúcho, falecido em 2011, aos 94 anos, e que, em 2010, foi campeão gaúcho veterano de tiro esportivo.

Nesta  sexta (22), o tiro ao prato conhece seus campeões na modalidade fossa double. Disputa acirrada entre Jaison Santin, que no último fim de semana venceu a Copa Continental Panamericana, em Concepcion, no Chile; Luiz Fernando Graça, medalhista de bronze no Pan de Guadalajara 2011, e o representante do Brasil nos Jogos de Londres 2012, Filipe Fuzaro. Os três competidores disputarão, além do título, os pontos que serão adicionados ao ranking da modalidade, que indicará os representantes brasileiros para os Jogos Sul-Americanos, em março de 2014, em Santiago, no Chile.

Na fossa olímpica feminina, a medalhista de ouro na Copa Continental Janice Teixeira e a medalhista de bronze na mesma competição Thaianna Zanelli também estarão competindo de olho nas vagas para o Sul-Americano de Santiago.

No domingo acontecem as finais da fossa olímpica e do skeet, ambas para os homens. Oitavo colocado na fossa olímpica no Mundial de Tiro ao Prato, disputado em setembro, em Lima, no Peru, e medalha de prata na Copa Continental, o experiente atleta Rodrigo Bastos desponta como um dos favoritos em sua prova, ao lado dos gaúchos Roberto Schmits, Guilherme Maurina e Davi Pivato, além do paulista Eduardo Correa.

Fonte:
Ministério do Esporte



22/11/2013 18:51


Artigos Relacionados


Bolsista quebra recorde brasileiro e sul-americano de tiro esportivo em Milão

Tiro esportivo brasileiro chega à quinta medalha nos Jogos Pan-Americanos de 2011

Jaison Sandro leva a prata no tiro esportivo

Brasileiros do Tiro esportivo competem nos Estados Unidos

Equipe de tiro esportivo se organiza para 2014

Brasil leva sete medalhas no tiro esportivo