Bolsista quebra recorde brasileiro e sul-americano de tiro esportivo em Milão



Os atletas brasileiros do tiro esportivo já garantiram duas vagas nos Jogos Olímpicos deste ano e continuam se destacando em competições no exterior. Cassio Rippel - um dos atletas beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte - bateu o recorde brasileiro e sul-americano na prova de carabina deitado, com 598 pontos alcançados de 600 possíveis, na Copa do Mundo de Milão, na Itália.

“O Bolsa-Atleta é de fundamental importância para o desenvolvimento e manutenção de um elevado nível de performance. No tiro temos um gasto particular muito grande com os equipamentos, armamentos, acessórios e munição também”, afirma o atleta de 34 anos.

Sobre a competição, Cassio afirma que precisou contornar as condições de vento durante a prova, que dificultaram o desempenho dos atiradores. “A competição foi muito tensa. As condições climáticas em Milão são muito difíceis para os atiradores e o vento forte e inconstante trouxe adversidades para os bons resultados. Na minha prova fui muito feliz em poder realizar o trabalho corretamente e disparar nos momentos adequados”. Ao todo, 101 atletas de todos os continentes participaram da competição na Itália.

O atleta afirma que quebrar os dois recordes foi muito gratificante. “É bom ver o resultado de muitos anos de treinamento e horas de lazer passadas nos estandes de tiro, principalmente em uma prova tão importante como uma Copa do Mundo. Olhar pra trás depois de alcançar 598 pontos e ver minha família vibrando junto comigo não tem preço”, completa Cassio.

A equipe brasileira de tiro esportivo em Londres contará com dois representantes: Ana Luiza Ferrão, na prova de pistola 25 metros, e Filipe Fuzaro, na fossa olímpica.

Para Cassio, os brasileiros terão grandes adversários pela frente. “Estamos em um período pré-olímpico em que todos os atletas estão finalizando a preparação para os Jogos Olímpicos de Londres e isso faz com que todos os grandes atiradores do mundo estejam em grande forma e objetivando os melhores resultados possíveis. Mas no tiro esportivo temos sempre que superar nossos próprios limites.”

No total, o Brasil conta com 225 atletas classificados em 30 modalidades para os Jogos Olímpicos Londres 2012.

 

Fonte:
Ministério do Esporte



04/06/2012 18:07


Artigos Relacionados


Atletas do tiro esportivo disputam finais do Campeonato Brasileiro

Bolsista bate recorde sul-americano nos 50m borboleta

Tiro esportivo brasileiro chega à quinta medalha nos Jogos Pan-Americanos de 2011

Arqueiro bate recorde brasileiro em seletiva para Sul-Americano

Bolsista é o novo recordista mundial na prova de tiro

Bolsista fica em oitavo lugar no Mundial de Tiro com Arco