Atletas vão defender o Brasil em jogos militares



O esporte nacional veste o uniforme das Forças Armadas e garante ouro aos atletas. As jogadoras de futebol medalhistas de prata nas Olimpíadas de Pequim, a capitã Tânia Maranhão, 35, e a meio de campo Maycon, 33, são agora marinheiras da Marinha do Brasil. A equipe conquistou o bicampeonato mundial em 2009 em Biloxi, no estado de Mississipi (Estados Unidos) e este ano, em Cherburg, na França. Nos V Jogos Mundiais Militares que acontecerão em 2011, no Rio de Janeiro, capital, vários atletas foram convocados por meio de editais.

 

As condições de admissão foram dadas de acordo com o ranking do atleta. Na Marinha, por exemplo, os convocados foram incorporados como Praças de 2ª Classe da Reserva (RM2), área de treinamento físico militar. No Exército, os atletas foram incorporados como sargento técnico temporário, no campo do desporto de alto rendimento. Eles passam a receber salários de R$ 1,5 mil, para marinheiro e R$ 2,8 mil para 3º sargento do Exército.

 

Atualmente, a comitiva brasileira militar trabalha com cerca de 600 atletas. De acordo com o almirante Bernardo José Pierantoni Gambôa, presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB) e diretor da Secretaria-Executiva dos Jogos, os atletas têm a representatividade das três forças.

 

“Duzentos e dez atletas são do Exército, 292 estão na Marinha e 73 na Aeronáutica. No caso da Aeronáutica todos os atletas são profissionais de carreira, ao contrário o Exercito e da Marinha que contam com atletas militares e esportistas convocados”, explica Gambôa.

 

Os Jogos Mundiais Militares terão 37 modalidades de 20 esportes, como vôlei, natação, triatlo, pentatlo militar, hipismo e paraquedismo.

 

Fonte:
Ministério do Esporte

 

Saiba mais sobre o calendário esportivo nacional no Portal Brasil.



13/08/2010 16:54


Artigos Relacionados


Brasil inaugura vila que receberá atletas dos Jogos Mundiais Militares no RJ

Atletas de 110 países chegam ao Rio de Janeiro para Jogos Mundiais Militares

FAB inaugura a última vila que vai abrigar atletas dos Jogos Mundiais Militares

FAB vai ajudar a trazer atletas africanos para os Jogos Mundiais Militares

Atletas terão transporte solidário para chegar aos Jogos Militares

Brasil terá 51 atletas militares nas Olimpíadas de Londres 2012