Brasil inaugura vila que receberá atletas dos Jogos Mundiais Militares no RJ



Foi inaugurada no último sábado (11), no bairro de Deodoro, no Rio de Janeiro, uma das três vilas para atletas que participarão dos Jogos Mundiais Militares. A Vila Verde, que será um legado para as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016, receberá competidores de futebol, esgrima, hipismo, atletismo e pentatlo moderno. A quinta edição dos Jogos Militares está marcada para o período de 16 a 24 de julho.

A Vila Verde é composta por 17 blocos de 24 apartamentos cada (seis por andar) totalizando 408 unidades, 1.632 quartos e 2.856 leitos. Cada apartamento tem 110 metros quadrados, sala com varanda, quatro quartos – sendo uma suíte e um reversível -, banheiro e cozinha. A vila também tem dois salões de festas, oito churrasqueiras, duas quadras poliesportivas e dois parques infantis, além de restaurante, salas de reunião, musculação, capela e acesso à internet.

É a primeira vez que os alojamentos de atletas dos Jogos Militares são construídos especialmente para a competição. Depois, os apartamentos serão usados por famílias de integrantes das Forças Armadas. 

“A inauguração da Vila mostra a organização e a capacidade do Brasil de fazer o que tem de ser feito. Os Jogos Mundiais Militares vão se vincular às Olimpíadas. Essa obra é uma amostra do que podemos e sabemos fazer”, avaliou o ministro da Defesa, Nelson Jobim.

Uma das principais preocupações dos arquitetos responsáveis pelo projeto da Vila Verde foi a sustentabilidade. Os edifícios seguiram os padrões de edificações do Exército e receberam adaptações de aspecto sustentável. A área verde da vila ganhou 2.170 mudas de 22 espécies de árvores, e merece destaque para a preservação de uma área de 12.422 metros quadrados de Mata Atlântica. 

Também no sábado, as autoridades visitaram o Ginásio de Esgrima, onde existe um sistema de iluminação natural feito através de 104 coletores de luz solar, e a pista com obstáculos do Pentatlo Militar. Além disso, conheceram o Centro Integrado de Operação e Controle (CIOC), que centralizará as ações gerenciais da competição.

Os Jogos Mundiais Militares do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), os Jogos da Paz, reunirão cerca de 6 mil atletas de mais de 100 países. Além da Vila Verde, as delegações ficarão na Vila Azul, no Campo dos Afonsos, onde estarão disponíveis 402 apartamentos, e na Vila Branca, em Campo Grande, onde existem mais 396 unidades. Juntos, os alojamentos oferecem 8.332 leitos.

Participaram da inauguração da Vila Verde o ministro da Defesa, Nelson Jobim; o chefe de Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, General-de-Exército José Carlos de Nardi; o comandante do Exército, General-de-Exército Enzo Martins Peri; o presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), Vice-Almirante Bernardo José Pierantoni Gambôa; o coordenador-geral do Comitê de Planejamento Operacional do Rio-2011, General-de-Brigada Jamil Megid Júnior; e o presidente do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), o Coronel camaronês Hamad Kalkaba Malboum.

 

Fonte:
Ministério do Esporte



13/06/2011 17:03


Artigos Relacionados


FAB inaugura a última vila que vai abrigar atletas dos Jogos Mundiais Militares

Marinha inaugura segunda vila para Jogos Mundiais Militares

Atletas de 110 países chegam ao Rio de Janeiro para Jogos Mundiais Militares

FAB vai ajudar a trazer atletas africanos para os Jogos Mundiais Militares

Brasil supera China e encerra participação nos Jogos Mundiais Militares em 1o lugar

Brasil quer melhorar posições e alcançar pódio nos Jogos Mundiais Militares