Atrativos naturais tornam turismo mais competitivo



O turismo brasileiro cresce impulsionado pelo ganho de competitividade de seus destinos. Os atrativos naturais são, em boa parte, responsáveis pelo grande número de viajantes que escolhem o País como destino de férias.

De acordo com um relatório do Fórum Econômico Mundial, o Brasil é considerado o País com maior potencial em recursos naturais do mundo. Para fazer dessa riqueza uma força para gerar renda, preservar o patrimônio natural, desenvolver o país e atrair cada vez mais visitantes, o Ministério do Turismo investe ainda mais no desenvolvimento de seus destinos.

Nos últimos dez anos, a pasta firmou cerca de 17 mil contratos de obras e investiu mais de R$ 8 bilhões para melhorar a infraestrutura turística em todos os estados e municípios brasileiros. Atualmente, são 5.612 obras em andamento, que incluem especialmente a pavimentação de estradas, a sinalização de destinos turísticos e a construção de centros de convenções.

Outro estímulo à competitividade veio com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em 2013, que destinou mais R$ 680 milhões para obras de infraestrutura.

A redução de tarifas de energia elétrica e de importação de equipamentos para os setores de transportes e parques temáticos, além da desoneração da folha de pagamento da cadeia produtiva, têm estimulado ainda mais a evolução dos destinos.

As medidas foram incorporadas com a inclusão da cadeia turística no Plano Brasil Maior, do governo federal, um conjunto de medidas de estímulo à economia nacional.

Fonte:
Ministério do Turismo



07/03/2014 11:28


Artigos Relacionados


Turismo brasileiro está mais competitivo

Brasil é considerado o número 1 em atrativos naturais

Secretaria de Turismo divulga atrativos do Estado em evento do setor

Operadoras de turismo da Alemanha visitam atrativos turísticos de Pernambuco e Bahia

Belezas naturais devem impulsionar o turismo

Borges: “Estabilidade do câmbio torna país mais competitivo”