Audiência com presidente da Petrobras depende de instalação de CPI




Humberto Costa (sentado à esq.) quer esperar confirmação sobre a CPI da Petrobras

A audiência pública marcada para a próxima terça-feira (8) com a presidente da Petrobras, Graça Foster, poderá não ocorrer, caso seja instalada a CPI que investigará a compra da refinaria em Pasadena, nos Estados Unidos. A informação foi prestada pelo líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), ao final da reunião de hoje da Comissão de meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

Requerimentos para a realização da audiência pública foram aprovados na semana passada na CMA e na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que pretendem realizar o debate de forma conjunta. As comissões aprovaram também convite ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

– Se a CPI for implantada, não faz nenhum sentido que ela [Graça Foster] venha até esta comissão prestar esclarecimentos, pois obviamente deverá ser convocada a falar na CPI. Me reservo o direito de esperar o resultado das assinaturas que foram entregues ao presidente da Casa, para confirmar ou não a vinda da presidenta da Petrobras – disse o líder.

Frente à manifestação de Humberto Costa, o presidente da CMA, senador Eduardo Amorim (PSC-SE), disse que aguardará novas informações para só então confirmar ou cancelar a audiência pública.

Na semana passada, foram coletadas assinaturas suficientes para uma CPI no Senado, mas nesta terça-feira (1º), líderes do PSDB na Câmara e no Senado anunciaram que buscarão assinaturas entre os deputados para que seja uma comissão parlamentar de inquérito mista.

Com a mudança, o presidente do Senado, Renan Calheiros, poderá não ler nesta terça-feira (1º) o requerimento da CPI no Senado.



01/04/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Votação de Lei da Copa depende de audiência com presidente da Fifa

Presidente da Petrobras será ouvida em audiência conjunta

Suplicy elogia participação da presidente da Petrobras em audiência pública

Presidente da Petrobras falará sobre denúncias em audiência pública na terça

Presidente da Petrobras e diretora-geral da ANP falam sobre espionagem em audiência conjunta

CI promove audiência com presidente da Petrobras e vota projeto sobre parcelamento do solo urbano