Audiência debate carência de material radioativo para diagnóstico de doenças



A Subcomissão Permanente de Promoção, Acompanhamento e Defesa da Saúde, que funciona no âmbito da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), realizará na próxima quarta-feira (19), a partir das 9h, um debate sobre a carência no país de um material radioativo, importado do Canadá, necessário para diagnosticar várias doenças, inclusive o câncer.

De acordo com informações divulgadas pela imprensa, na última semana, as clínicas e os hospitais brasileiros tiveram que reduzir pela metade o número de cintilografias, que permitem o diagnóstico do câncer, problemas renais e cardíacos, devido a redução no fornecimento do tecnécio-99m. O material radioativo é fornecido pela empresa canadense MDS Nordion, a maior produtora mundial.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a falta da substância ocorre porque a National Research Universal, em Ontário (Canadá) - que produz esse material para a MDS Nordion - parou seu reator para manutenção. A previsão de retorno é para meados de janeiro.

Na última semana, em Plenário, o senador Flávio Arns (PT-PR) alertou para a dificuldade enfrentada pelo Brasil na aquisição do material.

- Há um problema no Canadá e milhares de pacientes brasileiros tem que enfrentar graves dificuldades. É inacreditável que neste estágio de tecnologia o Brasil tenha que se submeter a um único fornecedor internacional - protestou ele.

Serão ouvidos na audiência o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o superintendente do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), Cláudio Rodrigues, o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Odair Dias Gonçalves, e o diretor-executivo do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (Incor), David Uip.

A reunião será realizada na sala 9 da ala Alexandre Costa do Senado Federal.

14/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flávio Arns sugere realização de audiência pública para debater crise na compra de material radioativo

Material radioativo embarca para os Estados Unidos

CCT vota projeto para prevenir acidentes com material radioativo

Autoridades garantem que foi normalizado fornecimento de material radioativo para realização de exames de câncer no país

Dependência de importação de material radioativo preocupa Arns

País poderá vir a produzir material para diagnóstico de câncer, diz presidente da CNEN