Audiência pública discutirá aumento de tarifas bancárias



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) vai realizar, em data a ser marcada, audiência pública para discutir "a elevação absoluta e relativa" das tarifas bancárias entre abril e outubro deste ano. O requerimento para a realização do debate foi apresentado pelo senador Renato Casagrande (PSB-ES). Serão convidados o diretor de Fiscalização do Banco Central, Alvir Hoffmann, e dirigentes do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Em seu requerimento, Casagrande cita notícia veiculada na segunda-feira (1º) no jornal O Globo. Segundo a matéria, desde o final de abril, quando os bancos foram obrigados a seguir as novas regras para as tarifas bancárias determinadas pelo Conselho Monetário Nacional, houve aumentos de até 41% no que se refere à renovação de cadastro e de até 329% nos serviços de fornecimento de cheques.

O jornal menciona ainda alerta do Idec de que os bancos teriam adotado "uma nova estratégia": estariam concentrando os reajustes em tarifas como as de confecção e renovação de cadastro, afetando assim todos os seus consumidores, inclusive os que raramente utilizam os serviços bancários e os pequenos poupadores.



02/12/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro critica aumento de tarifas bancárias

Flexa Ribeiro critica aumento de tarifas bancárias

Audiência pública discutirá Rodada de Doha

Audiência pública discutirá regionalização da programação de TV

Audiência pública discutirá implantação de gasodutos

Audiência Pública discutirá flexibilização da Voz do Brasil