Audiência pública reúne nomes do samba e da MPB para discutir situação dos compositores na aposentadoria



Integrantes da velha guarda do samba, cantoras consagradas da era de ouro do rádio, vozes conhecidas do cancioneiro sertanejo e antigos compositores de música popular brasileira serão homenageados nesta quarta-feira (9) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), durante audiência pública em que se discutirá a difícil situação dos compositores populares na hora da aposentadoria e se buscará uma solução para o problema. A audiência foi denominada "Salve o compositor popular!".

Nelson Sargento, Noca da Portela, Wilson Moreira, Adelaide Chiozzo, Ademilde Fonseca, Agenor de Oliveira, Paulo DeBétio, Osvaldinho da Cuíca (Demônios da Garoa) e Délcio Carvalho estarão no Senado para tratar de uma luta comum: as dificuldades financeiras de quem chegou à terceira idade sem as garantias de um emprego formal.

Algumas propostas estarão em pauta durante a reunião: a criação de uma aposentadoria especial para compositores, um projeto de seguro-desemprego para artistas (inspirado em política adotada na Bélgica), um prêmio em dinheiro para os homens e mulheres que, comprovadamente, contribuíram para o enriquecimento da cultura brasileira.

A audiência pública foi sugerida pelos senadores Ideli Salvatti (PT-SC) e Flávio Arns (PSDB-PR). No requerimento, versos. Começa assim a justificação da iniciativa:

"Faz-se necessária uma sessão especial

Para homenagear

O nosso compositor popular. 

Vamos louvar sua poesia e rima,

Seus cantos

E amores tantos. 

Falemos da melodia e música

Que nos deleita

Noite e dia". 

Ideli e Arns afirmam que falar em poesia é falar da vida, e que a vida dos compositores populares, trabalhadores e octogenários, tem sido difícil e, em muitos casos, injusta: "O que fazer ao fim de uma vida dedicada às nossas raízes, a decifrar os enigmas da alma de nossa gente, a colher as vozes que só se ouvem nas ruas e nas canções? Uma vida dedicada à cultura brasileira. O que fazer se, depois de tudo - sobra o reconhecimento, é verdade - faltam o pão, a saúde, o prazer de embalar a vida com um mínimo de conforto?" perguntam os autores do requerimento.

Os senadores dizem que se deve homenagear sempre o compositor popular e unir esforços para encontrar soluções justas para os seus dramas: "Que esta comissão faça do drama uma inspiração para uma obra definitiva dedicada aos nossos mestres da MPB".

Durante a reunião, cada convidado receberá, das mãos de um senador, uma placa de homenagem. A audiência pública está marcada para as 10h. 



03/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Audiência pública vai discutir situação de haitiano refugiados no Brasil

Audiência pública na CDH vai discutir situação de demitidos no governo Collor

Comissão de Relações Exteriores reúne-se para discutir situação de Honduras

CDH inicia audiência para discutir situação dos caminhoneiros

Começa audiência pública sobre aposentadoria especial para vigilantes

Adelmir pede audiência com setor patronal para discutir situação de comerciários