Audiência sobre espionagem vai reunir representantes do Facebook, do Google e da Microsoft
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) vai se reunir nesta quinta-feira (15) para discutir a rede de espionagem montada no Brasil pelo governo dos Estados Unidos. Foram convidados para a audiência pública representantes do Facebook, do Google e da Microsoft.
A realização da audiência foi requerida pelo próprio presidente da comissão, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES). O objetivo é investigar o papel das empresas de tecnologia no monitoramento de e-mails e ligações telefônicas feito pelas agências de inteligência americanas.
Na semana passada, a Comissão de Relações Exteriores ouviu o jornalista Glenn Greenwald, do jornal britânico The Guardian, responsável pelas matérias que revelaram a rede de espionagem. O jornalista reafirmou que o governo dos Estados Unidos monitora comunicações eletrônicas dentro e fora do país, com a justificativa de combater o terrorismo e garantir a segurança nacional. O objetivo, entretanto, de acordo com o jornalista, seria obter informações privilegiadas sobre acordos econômicos, estratégias políticas e competitividade industrial de outros países.
– O programa americano invade provedores de Internet, o Skype, Facebook, sistemas de comunicação que o mundo inteiro está usando, principalmente os brasileiros. Mas não são Facebook ou Google os instrumentos, são as empresas de telecomunicações. Acho que elas deveriam ser obrigadas a dar uma resposta formal sobre isso – argumentou Greenwald aos senadores da CRE.
Foram convidados para a audiência desta quinta-feira Bruno Magrani, gerente de Relações Governamentais do Facebook Brasil; Marcel Leonardi, diretor de Políticas Públicas do Google Brasil; e Alexandre Esper, diretor-geral Jurídico e de Relações Institucionais da Microsoft Brasil.
A reunião começa logo após a votação das emendas da CRE à Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014, marcada para as 10h.
13/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
CRE discute espionagem com Facebook, Google e Microsoft
Facebook, Google e Microsoft negam quebra massiva de sigilo
Facebook, Google e Microsoft negam colaboração com agência de segurança dos EUA
CPI da Espionagem vai ouvir Google, Facebook e empresas de telefonia
CPI da Pedofilia ouvirá este mês direção da Microsoft, MSN/Hotmail, Facebook e Beboo
CRE fará audiência pública sobre espionagem do FBI no Brasil