CRE fará audiência pública sobre espionagem do FBI no Brasil



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realizará audiência pública para debater a interferência norte-americana em assuntos internos do Brasil. Na terça-feira (13), às 18h30, será ouvido o ex-chefe do escritório do FBI no Brasil, Carlos Alberto Costa.

A audiência foi motivada por uma reportagem da revista Carta Capital, publicada no dia 24 de março, que mostra a presença de agentes policiais e dos Serviços Secretos dos Estados Unidos junto a instituições policiais e de inteligência em território brasileiro. O ex-chefe do FBI no país contou na matéria, por exemplo, as estratégias de manipulação da mídia por parte das forças de inteligência norte-americana e apontou a presença de "espiões" norte-americanos no Brasil.

Na sessão plenária desta segunda-feira (12), o presidente da CRE, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), comunicou o adiamento de outra audiência pública sobre o mesmo assunto, marcada inicialmente para esta quarta-feira (14), com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Armando Félix, e o diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Lacerda. A decisão foi tomada a pedido do Ministério da Justiça, que está aprofundando a investigação das denúncias apresentadas por Carlos Alberto Costa à Carta Capital.



12/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE fará nova audiência pública sobre o pré-sal

CAE FARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE USO DO FAT EM PRIVATIZAÇÕES

CCJ FARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE "FACTORING"

CAS fará audiência pública sobre correção de aposentadorias

CE fará audiência pública sobre interiorização de educação

CDH fará audiência pública sobre Estatuto do Idoso no dia 18