Audiência sobre pequenas hidrelétricas fica para a próxima terça
A ausência do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, levou o presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), senador Valter Pereira (PMDB-MS), a transferir para a próxima terça-feira (6) debate previsto para esta terça-feira (30), sobre a implantação de linhas de transmissão voltadas para pequenas centrais hidrelétricas (PCHs).
Para o presidente da CRA, sem a presença de Tolmasquim a audiência ficaria prejudicada. O presidente da EPE comunicou à CRA na noite de segunda-feira (29) que não poderia comparecer ao debate. Valter Pereira disse ter comunicado o fato ao ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, pasta à qual a EPE está vinculada. O presidente da CRA informou ainda que, caso Tolmasquim não compareça à próxima reunião, o ministro será convocado para o debate.
- O ministro entendeu, porque conhece o regimento interno do Senado e a Constituição. Ele ficou de tomar as devidas providências para garantir a participação de Tolmasquim na próxima audiência - afirmou Valter Pereira.
Autor do requerimento para a audiência pública sobre as linhas de transmissãodas PCHs, o senador incluiu como tema do debate decisões sobre o assunto em empreendimentos em municípios do Mato Grosso do Sul, como Chapadão do Sul. Conforme observou, os problemas nas pequenas hidrelétricas têm grande relevância não só para Mato Grosso do Sul, mas para o Brasil, e revelam deficiência de gestão do governo.
- O que está acontecendo nas cidades de Chapadão do Sul e de Paraíso das Águas é reflexo da absoluta falta de planejamento e transparência nas ações do governo. No afã de conseguir celeridade em obras, o governo acaba atropelando medidas extremamente necessárias como a avaliação sócio-econômica que todas essas medidas exigem - explicou o senador.
Ele pediu desculpas aos convidados que compareceram ao debate e a vários produtores rurais da cidade de Chapadão do Sul também presentes à reunião desta terça-feira. Estavam presentes Adilson Ricotto Rufato, assessor do Superintendente de Concessões e Autorizações de Transmissão e Distribuição da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); Elo Ramiro Loeff, diretor delegado do Sindicato Rural de Chapadão do Sul; José Carlos Herranz Yague, diretor-técnico das Linhas de Transmissão do Itatim; Carlos Alberto Negreiros Said de Menezes, secretário de Meio Ambiente, Planejamento, da Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul; e João Favoreto, que integra o Programa de Cooperação Nipo-Brasileiro para o Desenvolvimento dos Cerrados (Prodecer).
Denise Costa/ Agência Senado
30/03/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Votação de PLV que facilita investimentos em novas hidrelétricas fica para a próxima semana
Decisão sobre prorrogação dos trabalhos da CPI fica para a próxima terça
Debate sobre pequenas hidrelétricas é transferido para esta tarde
CMA aprova requerimento e marca audiência sobre Bancoop para a próxima terça
Votação do PNE fica para a próxima terça-feira
Jucá: Código Florestal fica para próxima terça-feira