CMA aprova requerimento e marca audiência sobre Bancoop para a próxima terça



A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) aprovou nesta terça-feira (23) requerimento do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) propondo audiência pública para tratar de denúncias de irregularidades na aplicação de recursos pela Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop). A audiência foi agendada para a próxima terça-feira (30), a partir das 11h30, em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), que já havia aprovado, na semana passada, requerimento com a mesma finalidade.

VEJA MAIS

Alvaro Dias também foi autor de proposta para que o tema seja abordado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs. Um dos convidados é o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, que foi presidente da Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários). Em investigação comandada pelo promotor José Carlos Blat, também convidado para a audiência, Vaccari e outros dirigentes da Bancoop foram apontados como responsáveis por esquema de desvio recursos da cooperativa para o "caixa dois" de campanhas do PT.

A lista de convidados inclui ainda Luiz Malheiro, irmão de Hélio Malheiro, morto em acidente automobilístico em 2004 e que antecedeu Vaccari na presidência da Bancoop. Luiz Malheiro, hoje inscrito em programa de testemunhas do governo paulista, teria relatado ao Ministério Público que vários cheques da cooperativa foram transferidos para ONG gerida pelo falecido irmão.

Outro a ser ouvido é o corretor de câmbio Lúcio Bolonha Funaro. Ele teria fornecido ao Ministério Público detalhes sobre mecanismos utilizados para desviar recursos para o caixa clandestino das campanhas eleitorais. A lista se completa com o nome do advogado da Bancoop, sugerido pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF), na reunião em que a CDH aprovou o requerimento para a audiência, proposto por Papaléo Paes (PSDB-AP).

Pelas investigações do Ministério Público, a Bancoop havia recebido socorro financeiro de R$ 26 milhões garantido por três fundos de pensão de empresas estatais: Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil), Petros (Fundação Petrobras de Seguridade Social) e o Funcef (Fundação dos Economiários Federais), dos servidores da Caixa Econômica.

Gorette Brandão / Agência Senado



23/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ marca para a próxima terça-feira audiência destinada a debater precatórios

Presidente marca para a próxima terça-feira entrega de relatórios sobre segurança

CE MARCA VOTAÇÃO DO PARECER SOBRE RÁDIO COMUNITÁRIA PARA A PRÓXIMA TERÇA-FEIRA

Marco Maciel marca leitura de relatório sobre PECs dos Precatórios para a próxima terça-feira

Envolvidos no caso Bancoop falam aos senadores na próxima terça

Audiência sobre pequenas hidrelétricas fica para a próxima terça