Audiência vai debater a violência nas escolas



A violência nas escolas será tema de audiência pública a ser realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) na próxima segunda-feira (18), a partir das 9h. O evento reunirá profissionais da área psiquiátrica e da psicanálise com representantes de professores, estudantes e dirigentes da educação. O requerimento para a audiência foi sugerido pelo senador Paulo Paim (PT-RS).

Antiga preocupação dentro e fora dos muros das escolas, a violência passou a ser assunto dominante no país desde o assassinato de 12 crianças na Escola Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro, por um franco-atirador. Os convidados devem abordar esse caso, buscando outros contornos da questão, como o bullying - atos recorrentes de violência física ou psicológica entre estudantes, para perseguir ou intimidar colegas - e as agressões a professores e outros profissionais da comunidade escolar.

Entre os debatedores estará o representante da Unesco no Brasil, Vicent Defourny. A abordagem psiquiátrica e psicanalítica será feita pelos presidentes da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Antônio Geraldo, e da Sociedade de Psicanálise de Brasília, Luciano Wagner Guimarães Lírio.

Pelos educadores, vão falar o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin de Leão, e a diretora do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro/DF), Rosilene Correa.

Completam a mesa de expositores o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Yann Evanovick, e a subsecretária para Educação Integral, Cidadania e Direitos Humanos do Governo do Distrito Federal (GDF), Gícia de Cássia Martinichem Falcão.



15/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim anuncia audiência pública para debater violência nas escolas

Audiência na CE vai debater medidas adotadas por escolas bem classificadas no Enem

Violência nas escolas será debatida em audiência pública

Audiência vai debater mudanças em depoimento de menores vítimas de violência sexual

CDH vai debater violência contra jornalistas

Comissão de Agricultura vai debater violência nos assentamentos