Audiência vai debater dificuldades para cumprir metas internacionais em educação



A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), presidida pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR), aprovou, nesta terça-feira (14), requerimento apresentado pela senadora Ana Amélia (PP-RS) para a realização de audiência pública destinada a debater as dificuldades encontradas pelo governo brasileiro para cumprir metas internacionais de qualidade em educação.

O requerimento original incluía entre os convidados o ministro de Educação, Aloizio Mercadante. Como Mercadante já tem presença marcada em audiência para o próximo dia 29, deverá ser convidado, para o novo debate aprovado na reunião desta terça-feira - por sugestão de Requião - um representante do Ministério da Educação. Entre os demais convidados, estão a diretora executiva do movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, e o colunista da revista Veja Gustavo Ioschpe.

Universidade da Paraíba

Foi igualmente aprovado requerimento do senador Cícero Lucena (PSDB-PB) para a realização de audiência pública a respeito do que classificou como "quebra de autonomia" da Universidade Estadual da Paraíba.

Ato Médico

Ao final da reunião, Requião anunciou a intenção de promover uma audiência pública a respeito do projeto que define o Ato Médico (SCD 268/2002), que chegou à comissão. Ele disse ter recebido uma carta do médico Aloísio Campos da Paz, fundador da Rede Sarah Kubitschek de hospitais, contendo críticas à proposição.

Os hospitais da Rede Sarah, expôs o médico na carta, contam com o funcionamento de grupos multidisciplinares, que, em sua opinião, não poderiam ser todos submetidos ao comando de um médico.

- O projeto dá proeminência absoluta aos médicos. E hoje 80% dos medidos passam a clinicar sem terem feito residência - afirmou Requião.



14/02/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão poderá discutir dificuldades para cumprir metas mundiais na área da educação

Senadores analisam dificuldades do país para cumprir metas educacionais

Plano Nacional de Educação vai aplicar R$ 80 bilhões para cumprir metas

Audiência pública para debater as metas do milênio

Mercadante fala em audiência sobre metas para educação

MALAN DIZ QUE FMI NÃO IMPÔS METAS PARA O PAÍS CUMPRIR