Augusto Botelho apoia a entrada da Venezuela no Mercosul



Em pronunciamento nesta quinta-feira (9), o senador Augusto Botelho (PT-RR) defendeu o ingresso da Venezuela no Mercosul, tendo em vista a existência de interesses complementares entre o Brasil e aquele país. Ele lembrou que o projeto de decreto legislativo que trata do assunto será analisado em breve pelo Plenário (PDS 430/08), e que os procedimentos nesse sentido "estão adiantados e tramitam sem sobressaltos".

- A decisão envolve questão delicada para todos os membros do Mercosul, mas a medida pode significar um marco no desenvolvimento do continente, com impacto direto na região amazônica - afirmou, destacando que o ciclo de audiências que discutiu a entrada da Venezuela no bloco comercial que já reúne Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai foi encerrado nesta data na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Augusto Botelho disse ainda que o Brasil e a Venezuela contam com projetos comerciais e estratégicos bem definidos, conforme comunicado conjunto assinado pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez no ano passado que define áreas de interesse comum no setor industrial, agrícola, energético, social e ambiental.

Na área agrícola, disse Augusto Botelho, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) poderá dar uma contribuição significativa na oferta de tecnologias e sementes. O senador lembrou ainda que a Venezuela desde 2001 fornece energia de forma estável a Roraima, que também passará a contar com a rede de fibra ótica daquele país, possibilitando o acesso local à internet por meio de banda larga.



09/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho apóia autonomia de universidades federais

Senado referenda entrada da Venezuela no Mercosul

Crivella defende entrada da Venezuela no Mercosul

Lafer não recomenda entrada de Venezuela no Mercosul

Crivella defende entrada da Venezuela no Mercosul

MARLUCE DEFENDE ENTRADA DA VENEZUELA NO MERCOSUL