Augusto Botelho apóia autonomia de universidades federais
O senador Augusto Botelho (PDT-RR) apoiou a reivindicação das universidades federais pela adoção de um regime autárquico de gestão e financiamento, para que haja dinamização do ensino superior público. Ele observou que o Ministério da Educação reduziu em quase 60%, de 1995 a 2003, o volume de recursos reservados a investimentos.
Augusto acredita que a autonomia financeira das universidades não prejudicará a autoridade do reitor e a coesão institucional, permitindo, pelo contrário, uma melhor integração institucional, além da plena realização do potencial das universidades. Para o senador, comissões de orçamento deverão ser ampliadas para que atendam à exigência de uma presença mais ativa na vida das federais.
O senador observou, entretanto, que a autonomia não significará um estado de autonomia plena. Deverá haver, na sua opinião, um aprofundamento no processo de redemocratização das escolhas para a ocupação das reitorias, desde que isso não retire o foco do ensino, da pesquisa e da extensão.
- Há indícios de que o encaminhamento atual privilegiará um modelo autárquico que garanta a diversidade, a democracia da escolha administrativa e, acima de tudo, o delineamento de um plano de desenvolvimento institucional de cada instituição junto ao MEC - afirmou o senador.
>
Senador diz que uso abusivo de anabolizantes é problema de saúde pública
26/11/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Novo Código de Ética Médica reforça autonomia do paciente, diz Augusto Botelho
Augusto Botelho apoia a entrada da Venezuela no Mercosul
Augusto Botelho elogia política de saúde do Executivo para servidores públicos federais
Augusto Botelho apresenta projeto que exige plebiscito para criação de unidades de conservação federais
Ademir apóia greve dos servidores e professores das universidades federais
Augusto Botelho comemora um ano do PAC