Augusto Botelho conclama brasileiros à vacinação contra a gripe suína
O senador Augusto Botelho (PT-RR), , que é médico, conclamou a população a ficar atenta aos períodos em que poderá se vacinar contra o vírus H1N1, causador da gripe A, conhecida como gripe suína. A vacinação de pessoal que trabalha na área de saúde e indígenas começou nesta semana. Conforme o senador, o Ministério da Saúde pretende vacinar, nos próximos dois meses, cerca de 90 milhões dos 192 milhões de brasileiros de faixas etárias mais afetadas quando surgiu a primeira onda da pandemia, no ano passado.
Botelho lembrou que o objetivo do Ministério da Saúde é preparar a população para enfrentar a segunda onda da gripe suína que, segundo estudiosos, deve ocorrer assim que começar o inverno no Brasil. Desde dezembro, continuou, a pandemia apresenta impacto moderado.
No caso de Roraima, estado do senador Augusto Botelho, no ano passado foram notificados 82 casos da gripe, sendo 21 confirmados, com duas mortes. Neste ano, até agora não houve qualquer registro. Roraima já recebeu 59 mil doses da vacina e, até o final da campanha, cerca de 214 mil pessoas deverão ser vacinadas no estado.
- Apesar de confirmar que o vírus H1N1 não se mostrou tão perigoso como se temia, a Organização Mundial de Saúde defende a campanha de vacinação que será realizada no Brasil e apela para que grande parte da população seja vacinada - disse o senador.
Em aparte, o senador Flávio Arns (PSDB-PR) disse que queria ouvir das autoridades as razões para não se vacinar todos os brasileiros, pois já existe grande oferta da vacina no mundo.
10/03/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Campanha de vacinação contra gripe suína começa em março
Alvaro Dias faz apelo por vacinação integral contra gripe suína no Paraná
Augusto Botelho conclama senadores a combater a exploração sexual de crianças
Augusto Botelho homenageia médicos brasileiros
CAS vai debater uso de vacina homeopática contra gripe suína
Augusto Botelho: 'lei seca' salvou a vida de 796 brasileiros