Augusto Botelho pede aprovação de projeto que proíbe cigarros em qualquer ambiente fechado
O senador Augusto Botelho (sem partido-RR) defendeu em plenário, nesta quarta-feira (1), a aprovação do Projeto de Lei do Senado (PLS) 315/08, de autoria do senador Tião Viana (PT-AC). A proposição modifica a Lei 9.294/96 para tornar mais rígida a proibição do uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbo ou qualquer outro tipo de produto fumígero, derivado ou não do tabaco, em ambiente fechado, público ou privado.
- Precisamos aprovar esse projeto com urgência, pois tenho certeza de que este fato deverá refletir positivamente no cenário internacional, com um posicionamento claro do Senado Federal frente aos interesses econômicos e financeiros da indústria do tabaco - disse.
Citando dados de pesquisa da Fiocruz, Augusto Botelho lembrou que, todos os anos, mais de R$ 300milhões dos custos hospitalares totais do Sistema Único de Saúde (SUS) com hospitalização de pessoas com câncer e doenças cardiovasculares e respiratórias são atribuíveis ao tabagismo.
Augusto Botelho considerou que o Brasil tem necessidade de "fazer uma profunda reflexão" sobre o problema do tabagismo. Em sua avaliação, é vergonhoso o fato de o Brasil ocupar posição de liderança na produção e exportação da matéria-prima utilizada para a fabricação dos cigarros, um produto que, segundo ele, mata um em cada dois de seus consumidores, além de gerar atraso e pobreza.
Em apartes, os senadores Marco Maciel (DEM-PE) e o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) parabenizaram Augusto Botelho.
01/12/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Projeto proíbe uso de cigarros e produtos similares em ambiente fechado público e privado
Augusto Botelho pede aprovação de projeto sobre demarcação de terras indígenas
Augusto pede votação de projeto que proíbe fumo em locais fechados
ÁLVARO DIAS PEDE APROVAÇÃO DE PROJETO QUE PROÍBE VENDA DE AÇÕES DA PETROBRAS
CCJ VOTA DIA 13 DE SETEMBRO PROJETO QUE PROÍBE PROPAGANDA DE CIGARROS
Augusto Botelho defende o SUS e pede seu aperfeiçoamento