Augusto Botelho registra artigo de Delfim Netto que critica oposição
O senador Augusto Botelho (PT-RR) leu em Plenário, nesta sexta-feira (21), um artigo do ex-ministro da Fazenda Delfim Netto que critica a oposição. Em um dos trechos lidos pelo senador, o ex-ministro afirma que "a necessária, fundamental e vital oposição política que consagra as instituições democráticas parece ter perdido sua capacidade de analisar o presente e de formular para o futuro um projeto econômico e social alternativo capaz de empolgar e entusiasmar o imaginário popular sobre o que resta a fazer".
No artigo - publicado no último dia 18 pelo jornal Valor Econômico, com o título de "Chega de chorumelas" -, Delfim Netto menciona vários indicadores para argumentar que a situação econômica do país melhorou nos últimos anos. Ele destaca que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2002, último ano do governo de Fernando Henrique Cardoso, foi de 2,7%, enquanto a estimativa de crescimento para este ano é de 5%.
O ex-ministro também indica que a taxa de inflação anual em 2002 foi de 12,5%, enquanto a alta de preços esperada para este ano é de aproximadamente 4%. Já a balança comercial de 2002 foi de US$ 13,1 bilhões, enquanto a esperada para 2007 é de US$ 39 bilhões. Delfim Netto diz ainda que "a política econômica da octaetéride [período de oito anos] fernandista quebrou o Brasil duas vezes, em 1998 e 2002, socorrendo-se do FMI (...)", embora "isso em nada diminua o extraordinário resultado do Plano Real".
Já Augusto Botelho declarou que "a vida tem melhorado tanto para os pobres como para os ricos no Brasil". E citou a afirmação de Delfim Netto de que essa melhoria "se deve às políticas econômicas e sociais radicalizadas no governo Lula, melhor focadas e ajudadas por uma forte expansão do comércio mundial".
21/12/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Augusto Botelho registra artigo de Delfim Netto que critica oposição
Ricardo Ferraço elogia redução dos juros e cita artigo de Delfim Netto
DELFIM NETTO CRITICA POLÍTICA ECONÔMICA
Delfim Netto é contra prévia interpartidária
Delfim Netto quer ser candidato ao Planalto
LAURO CAMPOS E DELFIM NETTO FALAM À TV SENADO SOBRE KARL MARX