Ricardo Ferraço elogia redução dos juros e cita artigo de Delfim Netto



O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) voltou a elogiar a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de reduzir a taxa de juros Selic para 12% ao ano. Ele comentou e leu o artigo "Um viva para o Copom", do ex-ministro Antonio Delfim Netto, publicado nesta terça-feira (6) pelo jornal Valor Econômico.

- Uma decisão ousada, responsável, diante do agravamento do cenário econômico internacional e dos insistentes sinais de desaceleração da economia brasileira - afirmou o parlamentar.

Ricardo Ferraço disse não concordar com afirmações de que essa recente decisão do Copom significaria que o Banco Central estaria perdendo sua autonomia.

- O que vi foi uma sinergia entre política econômica, política fiscal e política monetária - acrescentou.

De acordo com o senador, o artigo de Delfim Netto segue o mesmo raciocínio ao comemorar a redução dos juros. "Pela primeira vez, em quase duas décadas, o Banco Central mostrou que é, efetivamente, um órgão de Estado com menor influência do setor financeiro privado", leu o senador.

No artigo, Delfim Netto afirma ainda que o governo federal deve continuar priorizando medidas em prol do "equilíbrio fiscal de longo prazo", conter despesas de custeio e melhorar a "qualidade do financiamento da dívida interna".

O senador também disse desejar que o Brasil continue caminhando em busca de uma "política econômica adequada" para que, a médio prazo, a economia nacional seja "equilibrada e sustentável, com taxa de juros de um dígito".

- Isso fará uma diferença extraordinária no cotidiano de centenas de milhares de empreendedores que estão, no Brasil afora, lutando por melhores oportunidades - concluiu o senador, depois de ler, na íntegra, o artigo de Delfim Netto.



06/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho registra artigo de Delfim Netto que critica oposição

Augusto Botelho registra artigo de Delfim Netto que critica oposição

Walter Pinheiro cita Delfim Netto: 'Brasil vive novo processo civilizatório'

Ricardo Ferraço presta homenagem às mulheres e elogia redução da Selic

DELFIM NETTO CRITICA POLÍTICA ECONÔMICA

Delfim Netto é contra prévia interpartidária