Augusto Botelho registra os 118 anos da capital Boa Vista
O senador Augusto Botelho (PT-RR) registrou a comemoração, em 9 de julho, dos 118 anos da capital de Roraima, Boa Vista.
- Quero fazer uma homenagem à cidade que foi o primeiro povoamento de Roraima com características urbanas e que hoje é a maior cidade de nosso estado. Hoje, Boa Vista é uma cidade plana, arejada, que impressiona pelo seu traçado moderno e pela sua arborização - disse Augusto Botelho.
O senador informou que o povoado que daria origem à Boa Vista foi fundado em 1830, sendo elevado à categoria de vila em 1858, com o nome de Freguesia de Nossa Senhora do Carmo do Rio Branco. Em 9 de julho de 1890, acrescentou, a freguesia transformou-se em sede de um novo município denominado Boa Vista do Rio Branco.
- O município foi instalado, em nome do governador do Amazonas Augusto Ximeno de Villeroy, pelo capitão Fábio Barreto Leite, em 25 de julho de 1890. O primeiro prefeito de Boa Vista foi o coronel João Capistrano da Silva Mota, que era meu tetravô - disse o senador.
Augusto Botelho informou que Boa Vista tem um clima bastante calorento, porém com muitos ventos e boa circulação do ar, apresentando, em suas áreas mais antigas, estilo de arquitetura neoclássica. A capital se destaca também pelos festejos juninos, acrescentou.
- Boa Vista é uma cidade viva! São os roraimenses que a tornam uma cidade especial. Quero parabenizar minha cidade pelos 118 anos de sua criação e desejar mais sucesso para todos nós que pertencemos a essa história - concluiu.
15/07/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Augusto Botelho lembra aniversário de Boa Vista
Augusto Botelho cobra liberação de verba para construção de hospital maternidade em Boa Vista
Augusto Botelho registra inauguração de escola técnica em Roraima
Augusto Botelho registra aniversário da criação do Ministério da Saúde
Augusto Botelho registra lançamento de plano do governo de combate ao 'crack'
Augusto Botelho registra artigo de Delfim Netto que critica oposição