Ausência de testemunha de defesa traz prejuízo a Demóstenes, avalia Humberto Costa
O senador Humberto Costa (PT-PE), relator do processo contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) no Conselho de Ética do Senado, disse que o não comparecimento de Ruy Cruvinel Neto traz prejuízos unicamente ao parlamentar goiano. O depoimento do advogado estava marcado para a manhã desta terça-feira (22).
No início da noite de segunda-feira (21), a secretaria do conselho recebeu um ofício de Cruvinel no qual ele informa que não comparecerá à audiência por “motivos pessoais”. O advogado foi incluído como testemunha de defesa de Demóstenes Torres.
- A justificativa é de que por razões pessoais e familiares ele não gostaria de se expor. Em verdade, termina gerando um prejuízo para o senador Demóstenes na medida em que ele era uma das testemunhas indicadas pela defesa – avaliou Humberto Costa.
Segundo o relator, o cancelamento do depoimento de Cruvinel não afetará os trabalhos do colegiado. Ele afirmou que o Conselho seguirá o cronograma de atividades e audiências à risca, para evitar atrasos. A expectativa é de que o processo seja encerrado antes do dia 17 de julho, porque a partir daí o Congresso entra em recesso constitucional.
- Quero até o final do mês de junho apresentar ao Conselho de Ética o relatório final desse processo para votação – afirmou.
Cachoeira
Cachoeira é a outra testemunha de defesa apresentada pelo advogado do senador, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay. O depoimento do contraventor no Conselho de Ética está marcado para esta quarta-feira (23) às 14h. Humberto Costa destacou que ele não é obrigado a comparecer.
- Quanto à vinda e Cachoeira, é uma decisão que cabe a ele e seus advogados. Da nossa parte, estaremos aqui para realizar essa oitiva – disse Humberto Costa.
22/05/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Direito de defesa leva a debate entre Humberto Costa e Demóstenes
Humberto Costa inicia questionamentos a Demóstenes
Relatório de Humberto Costa é pela cassação de Demóstenes
Humberto Costa: há indícios de que Demóstenes mentiu aos senadores
Humberto Costa relatará processo contra Demóstenes
Humberto Costa: legalidade das escutas da PF não interfere no julgamento de Demóstenes