Autorizado uso de agrotóxico em algodão para exportação
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) decretaram nesta quarta-feira (4) autorização para o uso de agrotóxicos nas safras de algodão do País.
Publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (5), a instrução normativa permite o uso de agrotóxicos à base de brometo de metila em fibras de caroço e algodão destinadas à exportação, em caráter emergencial.
A medida entra em vigor a partir desta quinta-feira e suspende a proibição do uso de agrotóxicos nestas safras até 1º de julho de 2014.
Pela portaria, empresas interessadas em comercializar tais agrotóxicos devem requerer a aprovação de folheto complementar para o uso emergencial do produto junto a Coordenação-Geral de Agrotóxicos e Afins nos estados ou no Distrito Federal, e do registro no Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas do MAPA. A empresa requerente também deve apresentar estudos necessários ao registro definitivo do agrotóxico em questão.
Fonte:
05/12/2013 08:17
Artigos Relacionados
Autorizado uso de novo agrotóxico para a ferrugem da soja
Conab prevê exportação recorde de algodão na safra 2010/2011
Ibama impede uso de agrotóxico para desmatamento no Amazonas
Aprovadas normas para produção de agrotóxico genérico
Normas para agrotóxico genérico serão votadas na próxima quinta
CCJ aprova projeto que fixa em 180 dias prazo para análise de registro de agrotóxico