Ibama impede uso de agrotóxico para desmatamento no Amazonas
A equipe de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu cerca de quatro toneladas de produtos químicos classificados como herbicidas altamente tóxicos na rodovia AM 174, km 160, que liga a cidade de Apuí à Novo Aripuanã (AM).
De acordo com o coordenador da operação, Cícero Furtado, a situação foi descoberta pelo serviço de inteligência do Ibama, que identificou que o produto seria utilizado como desfolhante para destruição cerca de três mil hectares de floresta. “O herbicida estava armazenado em local inadequado, escondido no meio da mata e seria pulverizado na floresta com o uso de aeronave” disse Furtado.
Foram identificados na apreensão três tipos diferentes de agrotóxicos: 2,4 – D Amina 72, U46BR e Garlon 480, além de óleo mineral, que seria utilizado como fixador do herbicida nas folhas. Este tipo de defensivo agrícola é utilizado em lavouras de culturas agrícolas, para controle de plantas daninhas, sendo necessária a emissão de receituário agronômico para aquisição e aplicação em doses específicas, acompanhada por um engenheiro agrônomo. Se forem aplicados inadequadamente, os agrotóxicos podem causar sérios danos ao ambiente, como a poluição de lençóis freáticos, perda de diversidade biológica de solos, morte de animais e insetos, entre outros.
O responsável pelos produtos já foi identificado e sofrerá penalidades administrativas previstas na Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), que prevê multa de R$ 500 a R$ 2 milhões.
Fonte:
Ibama
27/06/2011 20:06
Artigos Relacionados
Fiscalização do Ibama combate desmatamento no Amazonas
Ibama impede tráfico de pássaros do ES para o Nordeste
Ibama finaliza operação contra o desmatamento em MS
Ibama impede pesca ilegal em estação ecológica de SP
Ibama intensifica combate ao desmatamento no nordeste do Mato Grosso
Ibama abre cinco frentes de combate ao desmatamento em Rondônia