Avanço da tecnologia para biocombustíveis em debate na CRA



Audiência pública programada pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) vai debater o estágio da pesquisa científica e tecnológica envolvendo matérias-primas alternativas para a produção de biocombustíveis. A decisão para realização do debate foi tomada nesta terça-feira (19), por meio de requerimento da senadora Kátia Abreu (DEM-TO).

A intenção original da senadora era focalizar o emprego do bagaço e da palha de cana na fabricação de biocombustíveis. Depois de sugestão feita pelo presidente da CRA, senador Valter Pereira (PMDB-MS), ficou acertado a inclusão de outras matérias-primas que já estão sendo alvo de pesquisas com a finalidade de substituir ou reduzir o uso de combustíveis fósseis, especialmente os derivados de petróleo.

O bioetanol é produzido no Brasil principalmente a partir do caldo da cana-de-açúcar, com tecnologia bem desenvolvida para uso automotivo. No requerimento, Kátia Abreu salienta o baixo aproveitamento do bagaço e da palha da cana, além de destacar que o eucalipto pode ser igualmente bom para produzir biocombustíveis. Valter Pereira citou ainda a planta chamada no Centro-Oeste de "peão manso", tendo sido também mencionados a mamona e o dendê.

No requerimento, Kátia Abreu observa que os combustíveis fósseis estão sendo levados à exaustão e são mais poluentes.A saída, como destacou a senadora, são os biocombustíveis, alternativa que também pode assegurar melhor aproveitamento da biomassa de culturas agrícolas atualmente subaproveitadas. Isso seria importante para manter as atividades na agroindústria por todo o ano e promover o nível de emprego.

Serão convidadas para a audiência, ainda sem data marcada, representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia e de diversas instituições de pesquisa, como Centro de Tecnologia Canavieira Coopersucar (CTC), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Novozymes Latin America.

19/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


USP debate os desafios para ampliar a produção dos biocombustíveis no Brasil

Reinhold Stephanes e Silas Rondeau são convidados para debate sobre biocombustíveis

Subcomissão convidará Marina Silva para debate sobre expansão de culturas para biocombustíveis

USP debate Impactos Socioambientais dos Biocombustíveis

Ciclo debate sustentabilidade em Biocombustíveis

Começa debate sobre impacto dos biocombustíveis