Avião da Air France caiu de uma altura de 11,5 mil metros em pouco mais de três minutos



O Escritório de Investigação e Análises da França (cuja sigla em francês é BEA) divulgou nesta sexta-feira (27) o relatório parcial sobre as circunstâncias em que ocorreu o acidente com o avião da Air France, no dia 31 de maio de 2009, quando morreram 228 pessoas. Pelo relatório, há indicações de que o avião caiu, na costa do Brasil, em alta velocidade, de uma altura de 38 mil pés (o equivalente a 11.582 metros). A queda durou três minutos e 30 segundos.

Segundo o relatório, disponível no site do BEA, as turbinas da aeronave estavam funcionando normalmente e respondendo aos comandos da tripulação. O texto informa ainda que os dois copilotos estavam na cabine e o comandante, em repouso. O capitão retornou para a cabine, depois que foi suspenso o sistema de piloto automático.

Há, ainda, sinais de desencontros de informações entre as orientações de procedimentos de cabine e o sistema de instrumentos (Isis). Porém, no comunicado, o BEA não dá indicações de falhas por parte dos pilotos. As referências são de que por volta das 2h08 os copilotos relataram turbulência na área onde estavam e necessidade de virar mais à esquerda. O alerta soou duas vezes. Também foi comunicada perda de velocidade da aeronave.

O relatório informa ainda que a tripulação – formada por 12 pessoas, entre comissários, piloto e copilotos, – seguiu os procedimentos adequados, assim como a aeronave apresentava peso e equilíbrios corretos. O documento foi analisado a partir das caixas-pretas encontradas no começo deste mês.

No relatório, o BEA inclui parte de alguns diálogos da tripulação na cabine. O documento final sobre as investigações é esperado para o final de julho. No último dia 24, as autoridades francesas informaram às famílias das vítimas que 29 corpos foram resgatados desde o reinício das operações de resgate, em 21 de maio. Em um primeiro momento apenas 50 corpos tinham sido resgatados.


Fonte:
Agência Brasil



27/05/2011 15:38


Artigos Relacionados


Relator anuncia acordo. Congresso tem pouco mais de 30 minutos para votar Orçamento

Acordo extrajudicial indeniza parentes de 19 vítimas do avião da Air France

Senado aprova voto de pesar pela queda do avião da Air France

França começa resgate de restos mortais das vítimas de acidente com avião da Air France

Senado aprova voto de pesar e solidariedade pelo acidente com avião da Air France

Primeiro enterro formal de vítima de acidente com avião da Air France será nesta segunda-feira