Azeredo comemora anúncio de ampliação do metrô de Belo Horizonte



O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) comemorou em Plenário nesta quinta-feira (15) o anúncio de expansão do metrô de Belo Horizonte, feito pelo governador de Minas, Aécio Neves, nesta quarta (14). Aécio deu a notícia após receber o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem se reuniu no Palácio do Planalto, na última terça-feira (13).

De acordo com Azeredo, a obra, fruto de uma parceria público-privada, consistirá na implantação das Linhas 2 e 3, para ligar, respectivamente, as regiões de Calafate a Barreiro e da Savassi à Pampulha. A expectativa, segundo Azeredo, é que o número de pessoas atendidas pelo transporte público na cidade passe para 1 milhão de usuários. Ainda segundo o senador, a Linha 1 do metrô, já operante, atende a cerca de 150 mil pessoas no trajeto Eldorado-Venda Nova.

O custo estimado do projeto é de R$ 4 bilhões, sendo que 38% serão de responsabilidade do governo federal, 38% da iniciativa privada e 24% do governo estadual e das prefeituras envolvidas (BH e entorno). Representantes de todos os setores se reunirão na próxima semana para discutir o lançamento do edital e as obras devem ser iniciadas em 2009.

Azeredo alertou para a necessidade de investir no transporte ferroviário no país, alternativa aprovada em todo o mundo. O senador criticou a ausência de previsão de recursos para o setor no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que chegou a cobrar da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) em seu depoimento à Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI), na última semana. Ele observou que apesar de o transporte coletivo sobre o asfalto ser mais barato, ele gera prejuízos em termos ambientais e de qualidade de vida à população mais carente.

- Com o aval de Lula, esperamos que esse seja o primeiro passo para a solução definitiva do problema do transporte urbano de massa na capital mineira. É urgente a necessidade de investimentos nesse setor nas cidades brasileiras. Um país com quase 200 milhões de habitantes, com mais de uma dezena de cidades com mais de 1 milhão de habitantes, não pode ser dependente apenas de transportes como o ônibus - disse Azeredo.



15/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Azeredo cobra expansão do metrô de Belo Horizonte

Azeredo comemora vôo de Belo Horizonte para Lisboa

Azeredo critica não-liberação de verbas para o metrô de Belo Horizonte

Azeredo critica governo federal por falta de investimentos no metrô de Belo Horizonte

Senadores de Minas Gerais vão apresentar projeto para ampliação do metrô de Belo Horizonte

Azeredo protesta contra indecisão do governo sobre duplicação da rodovia Vitória-Belo Horizonte