Azeredo comemora lançamento de programa educacional em Minas Gerais



O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) saudou nesta terça-feira (6), em Plenário, o lançamento do programa Poupança Jovem pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves. O programa beneficiará estudantes de regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), por meio do depósito anual de R$ 1 mil em nome de alunos da rede estadual de ensino médio. Ao final de três anos, a quantia poderá ser sacada integralmente pelos beneficiados, desde que apresentem bom desempenho escolar e não se envolvam em delitos ou atividades criminosas.

Inicialmente, de acordo com Azeredo, o programa irá beneficiar os alunos de Ribeirão das Neves, cidade que se localiza na região metropolitana de Belo Horizonte e apresenta o menor IDH local. Em 2007, de acordo com o senador pelo PMDB mineiro, o governo vai investir R$ 50 milhões no programa, que espera beneficiar 50 mil jovens até 2010.

O IDH parte do pressuposto de que, para aferir o avanço de uma população, não se deve considerar apenas a dimensão econômica, mas também outras características sociais, culturais e políticas que influenciam a qualidade da vida humana, como saúde e educação. O objetivo da elaboração do Índice de Desenvolvimento Humano, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), é oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento.

- Minas aponta o caminho para os jovens. O programa Poupança Jovem deveria servir de exemplo para outros estados e o governo federal, que levou quase dois anos para aprovar o Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação] e ainda não deixou claro como vai aplicar os recursos - disse o senador.



06/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Azeredo comemora vitórias eleitorais do PSDB em Minas Gerais

Azeredo homenageia procurador-geral de Minas Gerais

Eduardo Azeredo elogia "gestão equilibrada" em Minas Gerais

Azeredo diz que não se deve generalizar o problema do leite em Minas Gerais

Azeredo destaca inclusão digital de alunos e professores da rede pública de Minas Gerais

Minas Gerais amplia programa de combate à miséria