Minas Gerais amplia programa de combate à miséria



A secretária de Superação da Extrema Pobreza, Ana Fonseca, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), participa nesta terça-feira (13), às 15h, em Belo Horizonte (Minas Gerais), da solenidade de assinatura de convênios entre o governo estadual e prefeituras mineiras, com o objetivo melhorar as condições de vida das famílias mais pobres. 

O Programa Travessia se dirige a localidades do estado que apresentam os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). A finalidade é promover a inclusão social e produtiva dessa população, por meio de ações (infraestrutura, saúde, educação e trabalho) que integram vários setores do governo. 

Criado em 2008, o Travessia já está em 110 municípios mineiros. Outros 36 passam a integrar o programa a partir de agora. De acordo com os dados do Censo de 2010, do IBGE, dos 16,2 milhões de brasileiros em extrema pobreza (com renda de até R$ 70 por mês), 910 mil vivem em Minas Gerais.

O Travessia fará parceria com o Brasil Sem Miséria, plano do governo federal que, na mesma linha do programa mineiro, agrega transferência de renda, acesso a serviços públicos e inclusão produtiva. 

No estado, o Brasil Sem Miséria vai investir, por exemplo, na expansão do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC); na construção de cisternas, centros de assistência social e unidades básicas de saúde; na qualificação profissional; na assistência técnica e na compra de alimentos da agricultura familiar.

Atualmente, no estado, o Bolsa Família está presente em 1,1 milhão de lares. Outros 370 mil idosos e pessoas com deficiência recebem o BPC. 


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome



13/09/2011 15:19


Artigos Relacionados


Começa em Minas Gerais a entrega de sementes do Plano Brasil Sem Miséria

Minas Gerais amplia adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produto de Origem Animal

Polícia Federal combate grilagem de terras públicas em Minas Gerais

Saúde envia dez veículos para combate a dengue em Minas Gerais

FRANCELINO QUER MEDIDAS EFETIVAS DE COMBATE À SECA EM MINAS GERAIS

Azeredo comemora lançamento de programa educacional em Minas Gerais