Azeredo condena uso político da embaixada brasileira



O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) afirmou nesta quarta-feira (30) que é preciso acabar com o uso político da embaixada brasileira em Tegucigalpa, Honduras. Segundo ele, o governo deve insistir na desocupação da embaixada, na qual se alojou o presidente deposto daquele país, Manuel Zelaya, e dezenas de seus correligionários.

Azeredo afirmou que o governo está correto em dar abrigo ao presidente deposto e disse acreditar na palavra do chanceler Celso Amorim, segundo o qual o governo brasileiro não tinha conhecimento prévio da intenção de Zelaya de se abrigar na embaixada. Disse ter visto com otimismo a notícia de que alguns correligionários deixaram a embaixada nesta quarta-feira.

O senador, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), também disse ter visto com satisfação a preocupação de parlamentares brasileiros com o fechamento de rádios em Honduras. Disse que quer ver essa preocupação se estender à Venezuela e lembrou que a CRE vota nesta quinta-feira (1º) o relatório do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) sobre o ingresso da Venezuela no Mercosul.

Azeredo manifestou ainda sua torcida para que a cidade do Rio de Janeiro seja indicada para ser a sede das Olimpíadas de 2016. Caso vença, será a primeira vez que uma Olimpíada será realizada na América do Sul. O Rio disputa com Chicago, nos Estados Unidos; Madri, na Espanha; e Tóquio, no Japão.

O senador enfatizou ainda os investimentos feitos pelo governo de Minas para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, com reformas nos estádios Magalhães Pinto (Mineirão), Independência e Democrata, em Sete Lagoas. Por fim, o senador anunciou ter apresentado requerimento de congratulações a seu time, o América Futebol Clube de Belo Horizonte, pela conquista da série C do Campeonato Brasileiro de Futebol.



30/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senador boliviano se refugia em embaixada brasileira e pede asilo político

Azeredo defende saída de apoiadores de Zelaya de embaixada brasileira

Senador boliviano aguarda em embaixada brasileira resposta sobre asilo político

Número de hondurenhos em embaixada brasileira caiu, disse Amorim a Azeredo

Eduardo Azeredo: embaixada brasileira em Honduras não deve ser invadida nem utilizada politicamente

Azeredo comunica que Exército de Honduras cerca embaixada brasileira naquele país