Azeredo diz que governo dá sinais contraditórios no combate à inflação



O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) afirmou, em pronunciamento nesta terça-feira (5), que o governo federal vem reagindo à alta dos índices inflacionários de maneira contraditória. Para o parlamentar, o esforço do Banco Central, ao elevar a taxa básica de juros a fim de controlar a inflação, não é acompanhado pelo governo como um todo, que, segundo Azeredo, demonstra despreocupação com a contenção de gastos. Ele citou como exemplo a recente criação do Ministério da Pesca, "com mais de 200 novos cargos em sua estrutura".

- Não é só com o aumento da taxa básica de juros que se enfrenta a inflação, mas também com a contenção de gastos. E isso nós não estamos vendo por parte do governo federal - criticou.

Para o senador, "não se pode relaxar no combate à inflação". Ele observou que, embora a perspectiva tenha sofrido melhora nos últimos dias, com a queda do preço das commodities no mercado internacional, as projeções de 6,54% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2008 continuam superiores ao teto da meta fixada para o ano, que é de 6,5%.

- Ainda é cedo para as comemorações - alertou, lembrando que as projeções de inflação no atacado permanecem altas.

O senador pediu permanente vigilância sobre os fatores que trazem inflação, especialmente o gasto público, exortando o governo à moderação na criação de novos cargos e a evitar o inchaço da máquina administrativa. Mas fez questão de salientar que é necessário manter os investimentos em segmentos estratégicos, como a ciência e tecnologia e em infra-estrutura de transportes.

- Investimentos devem ser feitos em recursos humanos também. Mas não na gastança, não com descontrole - afirmou.



05/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Azeredo acusa governo de omissão e desleixo no combate à criminalidade

Cristovam pede firmeza do governo no combate à inflação

Lindbergh garante que governo não vacila no combate à inflação

Arthur Virgílio alerta: inflação vem dando sinais de vida

Alvaro Dias cobra engajamento do governo no combate à inflação

Governo fracassa no combate à inflação, diz Aloysio Nunes Ferreira