Lindbergh garante que governo não vacila no combate à inflação
Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (2), o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) fez uma avaliação do controle da alta da inflação no país, contestando críticas da oposição quanto à atuação do governo no combate à alta dos preços.
- O governo não vai vacilar no combate à inflação - garantiu o senador.
Lindbergh Farias afirmou que o objetivo do governo é controlar a inflação sem comprometer o crescimento e a inclusão social. O senador apresentou dados para tentar mostrar que a demanda por serviços tem pressionado a inflação mais que a alta internacional das commodities (produtos primários negociados no mercado internacional).
O senador destacou conquistas sociais do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para dizer que o crescimento econômico e a inclusão social no período criaram uma nova conjuntura na economia. Com mais renda, há mais demanda por serviços e, assim, a inflação é pressionada, explicou.
Lindbergh também ressaltou o crescimento da classe média no país durante o governo Lula, com a ascensão social de 37 milhões de brasileiros. O parlamentar apresentou dados do período de 2003 a 2010 e lembrou que o crescimento do PIB no ano passado foi de quase 8%.
Segundo o senador, o índice de desemprego, de menos de 7% em 2010, aproxima o país daquilo que é chamado de pleno emprego. O senador disse ainda que a desigualdade de renda caiu 8,5% durante o governo Lula.
Para Lindbergh, a tarefa de Dilma Rousseff é continuar as conquistas do ex-presidente Lula no sentido de controlar a inflação sem comprometer os avanços sociais. O parlamentar pediu serenidade e equilíbrio na condução da economia e disse que o Senado deve ficar vigilante quanto à alta dos preços.
02/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lindbergh Farias comemora medidas adotadas pelo governo para conter inflação
Azeredo diz que governo dá sinais contraditórios no combate à inflação
Cristovam pede firmeza do governo no combate à inflação
Alvaro Dias cobra engajamento do governo no combate à inflação
Governo fracassa no combate à inflação, diz Aloysio Nunes Ferreira
Augusto Botelho: Governo deve chamar o povo para o combate à inflação